Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/7777
Autoria: Crespo, Miguel Ângelo de Sousa
Orientação: Cardoso, Gustavo
Data: 2013
Título próprio: Narrativas não lineares no jornalismo: há novas linguagens nos meios digitais interativos?
Referência bibliográfica: CRESPO, Miguel Ângelo de Sousa - Narrativas não lineares no jornalismo: há novas linguagens nos meios digitais interativos? [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2013. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/7777>.
Palavras-chave: Jornalismo
Narrativa
Multimédia
Interatividade
Hipermédia
Internet
Comunicação
Journalism
Storytelling
Interactivity
Hipermedia
Comunication
Resumo: Quando se fala de jornalismo online em Portugal até os profissionais da Comunicação Social pensam em notícias, no imediatismo, na informação ao milésimo de segundo, na avalanche constante de informação. Mas a informação profissional, ética e deontologicamente validada pelo selo de qualidade do jornalismo online não precisa de ser apenas breaking news. Tal como os meios ditos tradicionais (imprensa, rádio e TV), os meios digitais interativos têm tempo e espaço para todos os géneros jornalísticos, desde os alertas de meia dúzia de palavras até às narrativas mais longas (em tempo) e extensas (em espaço). Nem que seja por ser o único meio que não tem limitações. Nesta dissertação procura tipificar-se o que é jornalismo multimédia, quais os conceitos que devem ser equacionados no seu âmbito e caraterizar vários casos típicos, com o objetivo de ajudar a compreender e desenvolver este tipo de produção em Portugal.
When we speak about online journalism in Portugal even social communication professionals think about news, about immediacy, about information on the second, about the constant flood of information. But professional, ethical and deontologically validated information with the quality stamp of online journalism doesn’t have to be just breaking news. Like in the so-called traditional media (press, radio and TV), interactive digital media have time and space for all the journalistic genres, from the small alerts with half a dozen words to the longer (in time) and extensive (in space) narratives. Even if it’s just because, it’s the only medium without limitations. This work is aimed to typify what is multimedia journalism, which concepts should be addressed in its scope, and characterizing some typical cases, in order to help understand and develop this type of production in Portugal.
Designação do grau: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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