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dc.contributor.advisorNeves, José Soares-
dc.contributor.authorSantos, Ana Teresa Teixeira Gomes Martins dos-
dc.date.accessioned2014-10-15T17:24:35Z-
dc.date.available2014-10-15T17:24:35Z-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-09por
dc.identifier.citationSantos, A. T. T. G. M. dos. (2013). Distribuição e consumo de música na era da internet: A internet como veículo de aproximação entre artistas e públicos [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7775pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/7775-
dc.description.abstractO tema central deste estudo é a proximidade entre músicos e seus públicos estimulada pelo advento da Internet, e em particular pelo fenómeno das redes sociais. As ferramentas oferecidas pela web conduziram, gradualmente, à democratização dos processos de gravação e distribuição, que provocaram uma alteração nas estratégias tradicionais da indústria musical. A introdução dos P2P e outros serviços semelhantes contribuíram para o aumento da pirataria, mas também possibilitaram aos músicos a partilha de música directamente com os ouvintes. Com o aumento do número de utilizadores, uma nova oportunidade de negócio materializa-se. O aumento do entusiasmo em torno das redes sociais e a sua coligação à música desde cedo conduziu à criação de um canal alternativo de distribuição e promoção. O MySpace, a primeira plataforma do género a encorajar uma ligação directa entre músicos e fãs, foi responsável pelo lançamento de muitos talentos. Os artistas podiam agora partilhar o seu trabalho e gerir as suas carreiras livremente e sem custos. À medida que muitos outros serviços direccionados para a música emergiam, grandes nomes da indústria musical começaram a procurar novos artistas online, uma vez que podiam perceber a sua popularidade e prever o seu sucesso. Para sobreviver, músicos e editoras de renome começaram a criar uma identidade online, usando estas plataformas para a distribuição de conteúdos exclusivos aos seus seguidores numa tentativa de fidelizar os seus públicos. Esta dissertação explora a relação que diferentes músicos mantêm com os seus ouvintes através da actualização regular dos seus perfis online. O objectivo é descobrir porque os músicos começaram a usar este meio, como o usam e que resultados alcançam.por
dc.description.abstractThe central subject of this study is the proximity between musicians and their audiences stimulated by the advent of Internet, and particularly by the social network phenomenon. The tools provided by the web gradually led to a democratization of the recording and distribution practices, which caused an alteration in the traditional strategies held by the music industry. The introduction of P2P and similar services increased piracy, but also made it possible for musicians to share their music directly with the listeners. As the number of users rose, a new business opportunity materialised. The intensification of the social network sensation and its colligation to music from an early stage led to an alternative distribution and promotion channel. MySpace, the first platform of this kind to encourage a direct connection between musicians and fans, was responsible for the debut of many talents. The artists could now share their work and manage their careers freely and for free. As many other music-oriented services emerged, big names in the music industry started searching for new acts online, as they could perceive their popularity and predict their success. In order to survive, renowned musicians and labels started building an online identity, using these platforms for the distribution of exclusive content to their followers, in an attempt of gaining their audiences’ loyalty. This dissertation explores the relationship that different musicians share with their listeners through the regular update of their online profiles. The goal is to discover why the musicians started using this medium, how they use it and which results they achieve.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMúsica -- Musicpor
dc.subjectWeb 2.0por
dc.subjectConsumo digitalpor
dc.subjectMedia sociais -- Social mediapor
dc.subjectDigital consumptionpor
dc.titleDistribuição e consumo de música na era da internet: A internet como veículo de aproximação entre artistas e públicospor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.identifier.tid201034948-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades-
thesis.degree.nameMestrado em Gestão Cultural-
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