Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/7757
Autoria: Matias, João Demony D’Eça Lourenço
Orientação: Martinez, Luís Fructuoso
Data: 2013
Título próprio: Percepções da comunidade escolar quanto à liderança exercida em escolas públicas e privadas
Referência bibliográfica: Matias, J. D. E. L.(2013). Percepções da comunidade escolar quanto à liderança exercida em escolas públicas e privadas [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7757
Palavras-chave: Liderança
Escola
Cultura
Gestão
Leadership
School
Culture
Management
Resumo: O estudo em causa prende-se com a liderança exercida em quatro escolas portuguesas, duas públicas e duas privadas. A liderança é tida como uma peça chave no funcionamento de uma organização, na qual estão presentes relações de poder e autoridade, bem como inúmeros canais de comunicação entre as diversas estruturas da organização. Por outro lado, os diferentes perfis de liderança que podem ser detectados estão muito associados à cultura da organização. No âmbito deste projecto, foram aplicados questionários a três grupos distintos, professores, assistentes operacionais e funcionários administrativos, das quatro escolas, no sentido de caracterizar as mesmas escolas quanto à sua cultura predominante e quanto aos papeis de liderança assumidos pelo seu ou pelos seus líderes. Os resultados obtidos revelam algumas diferenças entre escolas públicas e privadas e ainda entre os diferentes grupos de inquiridos, nomeadamente na maior presença de preocupação com os recursos nas escolas privadas, na existência de lideranças mais hierarquizadas e estruturadas nas escolas públicas e, ainda, no facto dos assistentes operacionais e os professores percepcionam a liderança de um modo diferente.
This study relates to the administered leadership in four Portuguese schools, two of them are public schools and the other two are private schools. Leadership is taken as an essential key in a organization well-functioning, in which there are power and authority relations between several organizational structures. Related to this project, questionnaires were applied to three different groups, teachers, operational assistants and administrative employees, from the four schools, so it could be possible to characterize schools in terms of its culture and leadership roles assumed by their leaders. Results reveal some differences between public and private schools and between different inquired groups. It was shown more concern about resources in private schools, a hierarchical and structured leadership in public schools and in the fact that operational assistants and administrative employees see leadership differently from teachers.
Designação do grau: Mestrado em Administração Escolar
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_joao_eca_matias.pdf2,2 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.