Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/7753
Autoria: Silva, Ana Isabel Costa da
Orientação: Santos, Hália Filipa Costa
Viegas, José Manuel Leite
Data: 2013
Título próprio: Os debates televisivos e o discurso produzido nos jornais nas eleições presidenciais de 2011
Referência bibliográfica: Silva, A. I. C.(2013). Os debates televisivos e o discurso produzido nos jornais nas eleições presidenciais de 2011 [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7753
Palavras-chave: Comunicação política
Media
Períodos eleitorais
Debates televisivos polítivos
Opções editoriais
Meios de comunicação
Eleitores
Political communication
Electoral moments
Televised political debate
Editorial options
Mass communication
Voters
Resumo: Este estudo aborda a comunicação política e o papel dos media em períodos eleitorais, especificamente no que diz respeito aos debates televisivos entre os candidatos às Eleições Presidenciais de 2011. Implícita está a ideia de que se, por um lado, a diversidade de conteúdos promove a diferenciação de informação disponível para os eleitores, por outro lado, a mensagem inicialmente transmitida nem sempre coincide com os conteúdos jornalísticos, fenómeno que decorre do processo de seleção e edição de informação. Identificados os temas abordados nos debates televisivos, numa primeira fase é feita uma análise quantitativa com o objetivo de verificar as opções tomadas por cada canal de televisão (RTP1, SIC e TVI) na condução desses mesmos debates. Numa segunda fase, são analisados os jornais publicados nos dias que se seguiram aos debates, com o intuito de verificar se os temas mais abordados nos debates são, ou não, os que mais destaque obtêm nos meios de comunicação social impressos. Esta pesquisa pretende contribuir para a compreensão do relacionamento entre políticos no ativo e os meios de comunicação (através dos jornalistas), veículos de transmissão da mensagem política.
This study is about political communication and the role of the media in electoral periods, more specifically about the televised debates between candidates for Presidencial Elections in 2011. The idea that is implicit is that on the one hand, the diversity of content promotes differentiation of information available to voters; on the other hand, the message originally transmitted does not always coincide with the news content, a phenomenon which results from the selection and edition of information. Identifiedthe topics coveredintelevised debates, initially a quantitative analysisis madein order toverifythe choices madebyeach TV channel(RTP1, SICandTVI) in the conductof thosedebates. In a second step, we analyze the newspublishedin the daysthat followed thedebates, in order toverify whether themost discussedtopicsin the debatesare, or not,togetmore prominencein themediaprinted. This research intends to contribute to the relationship between the politicians and the mass communication (through the jornalists), as a transmission vehicle of political message.
Designação do grau: Mestrado em Ciência Política
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_ana_costa_silva.pdf1,27 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.