Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/7739
Autoria: Santos, Armindo Vítor Monteiro dos
Orientação: Stoleroff, Alan David
Data: 2013
Título próprio: Gestão e administração escolar: perspetivas de diretores e professores perante as novas políticas educativas
Referência bibliográfica: Santos, A. V. M.(2013). Gestão e administração escolar: perspetivas de diretores e professores perante as novas políticas educativas [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7739
Palavras-chave: Nova gestão pública
Direção unipessoal
Identidade profissional
Poderes profissionais
New Public Management
Director-centered governance
Professional identity
Professional powers
Resumo: Num momento de profundas mudanças no quadro político, económico e social do país, e apesar da incerteza sobre a evolução geral do setor da educação pública, parece clara a intenção mais imediata de dar continuidade e de aprofundar o modelo de gestão escolar emergente da reforma de 2008 Este estudo foca-se sobre as relações entre os docentes e a estrutura de gestão resultantes da reforma. Parte do reconhecimento da particular reflexividade dos docentes sobre a sua própria profissão para a observação do papel que desempenha nas estratégias de ajustamento aos processos de transformação a que a profissão tem sido submetida. Através de entrevistas semidiretivas, foi equacionada a forma como a reformulação das prioridades estratégicas do ensino e os novos padrões de funcionamento das escolas são percebidos pelos diretores e outros docentes e como participam na reconstrução das práticas letivas, estabelecendo novos posicionamentos e expectativas perante a profissão docente.
At a time of profound changes in the political and socio-economic framework of the country, and despite the uncertain general evolution in the public education sector, intention to continue and deepen the school management model that emerged from 2008 reform, seems clear. This study focuses on the relationship between teachers and management structure that emerges from the reform. It starts from acknowledging teachers particular reflexivity about their own profession, to observe the role that it plays on the adjustment strategies to the modification process that teaching profession is being pushed on. How new educational strategic priority setting and school operating patterns are perceived by heads and teachers and how it reshapes teaching praxis was questioned using semi-directive interviews, establishing new attitudes and expectations to the teaching profession.
Designação do grau: Mestrado em Ciências do Trabalho e Relações Laborais
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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