Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/7734
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Teixeira, Ana Luísa Valente Marques | - |
dc.date.accessioned | 2014-09-05T10:27:31Z | - |
dc.date.available | 2014-09-05T10:27:31Z | - |
dc.date.issued | 2010-06 | - |
dc.identifier.issn | http://setorlitafrica.letras.ufrj.br/mulemba/artigo.php?art=artigo_2_7.php | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/7734 | - |
dc.description.abstract | Este artigo propõe uma leitura do romance de Paulina Chiziane, O Alegre Canto da Perdiz (2008), a partir da conflitualidade entre classe, gênero e raça, enquanto conceitos social e culturalmente construídos. Questionarei a possibilidade de este romance ser a nova expressão de uma écriture féminine (CIXOUS, 1975) em Moçambique, defendendo que: 1. existe uma abordagem intencional ao conceito de “falocentrismo” (DERRIDA, 1993) através de uma (re)escrita do corpo feminino; 2. Chiziane desenvolve o jogo entre uma concepção particular e uma concepção universal (WITTIG, 1983) do conceito “mulher”; 3. é atribuído um significado simbólico à condição de mãe (KRISTEVA, 1980), que se transforma numa fonte subliminar de opressão; 4. é possível perceber a presença de uma expressão lésbica de amor, já que o texto dá forma ao conflito entre a rendição a uma heterossexualidade imposta (“compulsory heterosexuality”. RICH, 1980) e a necessidade de resistir e lutar contra a opressão da mulher que daí resulta. | por |
dc.description.abstract | This paper proposes a reading of Chiziane’s novel O Alegre Canto da Perdiz (2008), taking into account the intersections between class, gender and race, as socially and culturally constructed concepts. I shall question whether this novel might be the latest expression of an écriture féminine (CIXOUS, 1975) in Mozambique, showing that: 1. there is an intentional approach to “phallogocentrism” (Derrida, 2000), in Chiziane’s (re)writing of the female body; 2. Chiziane develops a specific interplay between a particular and a universal point of view (WITTIG, 1983) on the concept of “woman”; 3. motherhood is ascribed a symbolic meaning (KRISTEVA, 1980) and becomes a subliminal source of oppression; 4. it is possible to uncover a lesbian voice in Chiziane’s narrative, as the text gives form to a conflict between the compliance with compulsory heterosexuality (RICH, 1980) and the need to resist and struggle against women’s oppression as its outcome. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Literaturas africanas de expressão portuguesa | por |
dc.subject | Literatura moçambicana estudos de gênero | por |
dc.subject | Luso-african literature | por |
dc.subject | Mozambican literature | por |
dc.subject | Gender studies | por |
dc.subject | Feminist studies | por |
dc.subject | Feminismo | por |
dc.title | 'Não sou mesmo uma feminista?' A Política do Corpo em O Alegre Canto da Perdiz, de Paulina Chiziane | por |
dc.type | article | - |
dc.publicationstatus | Publicado | por |
dc.peerreviewed | Sim | por |
dc.journal | Mulemba | por |
dc.distribution | Internacional | por |
dc.number | 2 | por |
degois.publication.location | Rio de Janeiro | por |
degois.publication.title | Mulemba | por |
Aparece nas coleções: | CEI-RI - Artigos em revista científica internacional com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Teixeira, Ana.pdf | 122,77 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.