Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/7734
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTeixeira, Ana Luísa Valente Marques-
dc.date.accessioned2014-09-05T10:27:31Z-
dc.date.available2014-09-05T10:27:31Z-
dc.date.issued2010-06-
dc.identifier.issnhttp://setorlitafrica.letras.ufrj.br/mulemba/artigo.php?art=artigo_2_7.phppor
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/7734-
dc.description.abstractEste artigo propõe uma leitura do romance de Paulina Chiziane, O Alegre Canto da Perdiz (2008), a partir da conflitualidade entre classe, gênero e raça, enquanto conceitos social e culturalmente construídos. Questionarei a possibilidade de este romance ser a nova expressão de uma écriture féminine (CIXOUS, 1975) em Moçambique, defendendo que: 1. existe uma abordagem intencional ao conceito de “falocentrismo” (DERRIDA, 1993) através de uma (re)escrita do corpo feminino; 2. Chiziane desenvolve o jogo entre uma concepção particular e uma concepção universal (WITTIG, 1983) do conceito “mulher”; 3. é atribuído um significado simbólico à condição de mãe (KRISTEVA, 1980), que se transforma numa fonte subliminar de opressão; 4. é possível perceber a presença de uma expressão lésbica de amor, já que o texto dá forma ao conflito entre a rendição a uma heterossexualidade imposta (“compulsory heterosexuality”. RICH, 1980) e a necessidade de resistir e lutar contra a opressão da mulher que daí resulta.por
dc.description.abstractThis paper proposes a reading of Chiziane’s novel O Alegre Canto da Perdiz (2008), taking into account the intersections between class, gender and race, as socially and culturally constructed concepts. I shall question whether this novel might be the latest expression of an écriture féminine (CIXOUS, 1975) in Mozambique, showing that: 1. there is an intentional approach to “phallogocentrism” (Derrida, 2000), in Chiziane’s (re)writing of the female body; 2. Chiziane develops a specific interplay between a particular and a universal point of view (WITTIG, 1983) on the concept of “woman”; 3. motherhood is ascribed a symbolic meaning (KRISTEVA, 1980) and becomes a subliminal source of oppression; 4. it is possible to uncover a lesbian voice in Chiziane’s narrative, as the text gives form to a conflict between the compliance with compulsory heterosexuality (RICH, 1980) and the need to resist and struggle against women’s oppression as its outcome.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLiteraturas africanas de expressão portuguesapor
dc.subjectLiteratura moçambicana estudos de gêneropor
dc.subjectLuso-african literaturepor
dc.subjectMozambican literaturepor
dc.subjectGender studiespor
dc.subjectFeminist studiespor
dc.subjectFeminismopor
dc.title'Não sou mesmo uma feminista?' A Política do Corpo em O Alegre Canto da Perdiz, de Paulina Chizianepor
dc.typearticle-
dc.publicationstatusPublicadopor
dc.peerreviewedSimpor
dc.journalMulembapor
dc.distributionInternacionalpor
dc.number2por
degois.publication.locationRio de Janeiropor
degois.publication.titleMulembapor
Aparece nas coleções:CEI-RI - Artigos em revista científica internacional com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Teixeira, Ana.pdf122,77 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.