Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/7722
Autoria: Rocha, Sílvia Suzete Brito
Orientação: Martins, Susana da Cruz
Data: 2013
Título próprio: A autonomia da escola em Cabo Verde: um estudo de caso numa escola secundária
Referência bibliográfica: Rocha, S. S. B.(2013). A autonomia da escola em Cabo Verde: um estudo de caso numa escola secundária [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte.http://hdl.handle.net/10071/7722
Palavras-chave: Autonomia
Projeto educativo
Escola secundária
Cabo Verde
Autonomy
Educational project
Secondary school
Cape Verde
Resumo: O presente trabalho trata-se de uma dissertação de mestrado que incide sobre o tema da autonomia como política educativa importante ao bom funcionamento das escolas e do seu contributo à melhoria da qualidade do processo ensino aprendizagem na medida em que está intimamente ligada à sua identidade. Com o tema "autonomia das escolas no ensino secundário em Cabo verde: um estudo de caso", o trabalho procurou analisar as perceções de diferentes autores relativamente à sua importância para o concretizar de uma escola cada vez mais democrática e participativa. O estudo analisou o uso da autonomia na escola em estudo e a assimilação dos professores e do diretor da mesma, relativamente ao grau de autonomia que lhes é concedida pelo Ministério da Educação onde estes diagnosticam os problemas dela decorrentes e as medidas que se poderiam adotar no sentido de os erradicar da sua escola e melhorar o seu funcionamento. Do ponto de vista metodológico elegeu-se a investigação qualitativa como base para a realização do estudo. Como técnica de recolha das informações pretendidas recorreu-se a entrevista.
This paper is focused on the theme of education policy autonomy as important to the proper functioning of the schools and their contribution to improving the quality of teaching learning process in that it is closely linked to their identity. With the theme “school autonomy in secondary education in Cape Verde: a case study”, the study sought to examine the perceptions of different authors with respect to their importance for achieving a school increasingly democratic and participatory . The study examined the use of autonomy in school study and assimilation of the teachers and the director of the same , with regard to the degree of autonomy granted to them by the Ministry of Education where they diagnose the problems entailed and the measures that could be adopted in order of the root of your school and improve their functioning . From the methodological point of view was elected qualitative research as a basis for the realization of this study. As technique of collecting the required information turned up the interview.
Designação do grau: Mestrado em Educação e Sociedade
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_silvia_brito_rocha.pdf
  Restricted Access
1,29 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.