Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/7719
Autoria: Fonseca, Carina Amado Sousa de Oliveira
Orientação: Pimentel, Duarte Nuno de Melo da Cunha
Data: 2013
Título próprio: Socialização organizacional e identidades profissionais: um estudo de caso
Referência bibliográfica: Fonseca, C. A. S. O.(2013). Socialização organizacional e identidades profissionais: um estudo de caso [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7719
Palavras-chave: Socialização organizacional
Efeito de integração
Cultura de empresa
Identidades profissionais
Estratégias organizacionais
Organizational socialization
Integration effect
Company culture
Professional identities
Organizational strategies
Resumo: O presente estudo tem como principal objetivo contribuir para a compreensão do processo de socialização, particularmente as estratégias utilizadas para a integração de novos funcionários numa determinada organização, recorrendo a um estudo de caso numa empresa de produtos petrolíferos de Portugal. No decorrer desta dissertação, serão sintetizadas leituras efetuadas dos autores cujas obras foram fulcrais para a sua realização, dando especial enfoque à conceção teórica de Renaud Sainsaulieu sobre os modelos de identidades profissionais, de forma a perceber os efeitos que a interiorização de uma nova cultura de empresa pode produzir no indivíduo, particularmente no desempenhar das suas funções. A dissertação encontra-se estruturada em duas partes, numa parte teórica, onde é sistematizada a concetualização teórica em que se baseia e na segunda parte, é apresentada a análise empírica da questão das estratégias utilizadas no processo de socialização e consequente integração de novos funcionários da empresa. No que concerne ao nível empírico, este estudo pode contribuir para o enriquecimento da literatura existente, evidenciando a utilização clara de métodos para produzir um efeito de integração positivo no novo funcionário em que se pode constatar uma diferenciação a nível hierárquico na definição da cultura de empresa vigente.
The present study has as main objective to contribute to the understanding of the process of socialization, particularly the strategies used for the integration of new employees in a given organization, using a case study of a company of petroleum products from Portugal. Throughout this dissertation, will be synthesized readings taken of the authors whose works have been central to it’s realization, giving special emphasis to the theoretical concept of Renaud Sainsaulieu on models of professional identities, in order to realize the effects that the internalization of a new corporate culture can produce in the individual, particularly in performing their duties. The dissertation is structured in two parts, a theoretical part, which is systematized the theoretical conceptualization in which it is based and the second part presents the empirical analysis of the issue of the strategies used in the socialization process and subsequent integration of new employees in the company. Regarding the empirical level, this study may help to enhance the literature, showing clearly the methods used to produce a positive integration effect in which the new employee can see the hierarchical level of differentiation in the definition of business culture force.
Designação do grau: Mestrado em Ciências do Trabalho e Relações Laborais
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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