Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/7649
Autoria: Mendes, Joana Filipa Amaral
Orientação: Monteiro, Lígia
Data: 2013
Título próprio: O envolvimento paterno, em famílias nucleares, com crianças a frequentar o jardim-de-infância: associações com o sentimento de competência percebido
Referência bibliográfica: Mendes, J. F. A.(2013). O envolvimento paterno, em famílias nucleares, com crianças a frequentar o jardim-de-infância: associações com o sentimento de competência percebido [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7649
Palavras-chave: Participação relativa
Envolvimento paterno
Perceções parentais
Sentimento de competência percebido
Famílias nucleares
Focus – Group
Father involvement
Relative participation
Parental perceptions
Sense of competence perceived
Nuclear families
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar a perceção do pai acerca do seu envolvimento (relativamente ao da mãe) e as suas associações com o sentimento de competência parental, em 193 famílias nucleares portuguesas, onde os pais trabalhavam a tempo inteiro e cujas crianças tinham entre 3 e 5 anos de idade. Para tal, usou-se: 1) Ficha sociodemográfica; 2) Escala de Envolvimento Parental: Participação em Atividades de Cuidados e de Socialização (Monteiro et al., 2008), preenchida por ambos; e 3) Escala de Sentimento de Competência Parental (Johnston & Mash, 1989; Ferreira et al., 2011) preenchida só pelo pai, apresentando todos eles valores de fidelidade aceitáveis em amostras portuguesas. Foram, ainda, realizadas três sessões de focus group visando compreender os processos implicados no envolvimento paterno. Os resultados indicam que à exceção das atividades relacionadas com os Cuidados Indiretos, as tarefas parentais são partilhadas, sendo que o envolvimento paterno esteve significativamente correlacionado com as habilitações literárias de ambos e com a idade e horas de trabalho da mãe. Para além disso, verificou-se que os pais percecionam-se como eficazes, interessados e satisfeitos com a parentalidade. Este sentimento de competência esteve significativamente relacionado com o nível de habilitações literárias de ambos. O sexo da criança, a ordem de nascimento e o número de filhos não causaram variância em nenhuma das duas variáveis. Observou-se, ainda, associações significativas entre o envolvimento paterno e o sentimento de competência dos pais. Salientam-se, ainda, as potenciais implicações deste estudo para a intervenção no contexto familiar e no comportamento parental.
This study aims to analyse the perception by the father of his involvement (in relation to the mother’s) and its correlation with the sense of parental competence, in 193 Portuguese nuclear families, where both parents work full-time and whose children are between 3 and 5 years old. For that purpose, the following tools were used: 1) Socio-demographic record; 2) Parenting Involvement Scale: Participation in Activities of Care and Socialisation (Monteiro et al., 2008) met by (both parents; and 3) Parenting Sense of Competence Scale (Johnston & Mash, 1989; Ferreira et al., 2011) met only by the father. All of them showed acceptable reliability values in Portuguese samples. Three focus group sessions were also carried out to understand the processes concerning the father involvement. The results indicate that, with the exception of the activities related to Indirect Care, the parental tasks are shared, and the father’s involvement was significantly correlated with the educational qualifications of both and with the age and working hours of the mother. Furthermore, it was also found that fathers perceive themselves as efficient, interested and satisfied with parenthood. This sense of competence was considerably related to the educational qualification level of both parents. The child gender, the position of the child within the family and the number of children did not cause variance in none of the two variables. Significant associations between the father’s involvement and the sense of competence of the parents were also noticed. The potential implications of this study for intervention in the family environment and in parental behaviour are also emphasized.
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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