Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/7568
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVieira, Paulo Alberto dos Santos-
dc.contributor.authorMedeiros, Priscila Martins-
dc.date.accessioned2014-06-12T14:04:15Z-
dc.date.available2014-06-12T14:04:15Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.isbn978-989-732-364-5-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/7568-
dc.description.abstractse comemoram os dez anos de aprovação da Lei 10639/03, instrumento que tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e africana na educação básica do país. O Brasil, mais do que reafirmar sua origem histórica através da tríade formada por europeus, indígenas e africanos, ainda precisa refletir sobre qual é o “lugar social” ocupado pela África e seus descendentes em seu imaginário social. Afinal, se de um lado a população negra é constantemente excluída discursivamente no país, por outro, ela e suas marcas estão presentes em quase tudo que observamos ao nosso redor. Para refletirmos sobre isso, discutimos os desafios colocados em um país como o Brasil, que ainda está se desvencilhando do mito de que seria um país livre do racismo. Para tanto, resgatamos um caso polêmico ocorrido em 2010, e que ainda está muito vivo, sobre a denúncia de racismo presente na obra Caçadas de Pedrinho, escrita por Monteiro Lobato. Os debates em torno desse caso, que envolveram o Ministério da Educação, pesquisadores, professores, organizações não-governamentais e o Supremo Tribunal Federal parecem demonstrar o quão pulsante tem sido o tema das relações e da educação das relações étnico-raciais na sociedade brasileirapor
dc.description.abstractThis article discusses the issue of ethnic and racial relations in the Brazilian context in which we are celebrating ten years of approval of Law 10639/03, an instrument that made compulsory the teaching of History and Afro-Brazilian and African basic education in the country. Brazil, more than restate its historical origin through the triad of Europeans, Indians and Africans also need to reflect on what is the "social space" occupied by Africa and their descendants in his social imaginary. After all, if one side of the black population is constantly discursively excluded in the country, on the other, it and brands are present in almost everything we see around us. To reflect on this, we discuss the challenges in a country like Brazil, which is still shaking off the myth that would be a country free from racism. Therefore, we rescued a controversial case occurred in 2010, and is still very much alive, on the complaint of racism present in the work Hunts Pedrinho, written by Monteiro Lobato. The debates surrounding this case, involving the Ministry of Education, researchers, teachers, non-governmental organizations and the Supreme Court seem to demonstrate how pulsating has been the subject of relationships and education of ethnic and racial relations in Brazilian society.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherCentro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectBrasilpor
dc.subjectNaçãopor
dc.subjectPensamento socialpor
dc.subjectLiteratura e racismopor
dc.subjectAções afirmativaspor
dc.subjectLei 10639/03por
dc.titleEnsinamentos diaspóricos: dez anos de educação para as relações étnico-raciais no Brasilpor
dc.typebookPartpor
degois.publication.firstPage1300por
degois.publication.lastPage1330por
degois.publication.locationLisboapor
degois.publication.titleAfrican Dynamics in a Multipolar World: 5th European Conference on African Studies — Conference Proceedingspor
Aparece nas coleções:CEI-CLN – Capítulos de livros nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Medeiros_Priscila_&_Vieira_Paulo_ECAS_2013.pdf1,51 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.