Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/750
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFernandes, Alexandra-
dc.contributor.authorWargborn, Carmen-
dc.date.accessioned2008-11-12T12:57:23Z-
dc.date.available2008-11-12T12:57:23Z-
dc.date.issued2008-
dc.date.submitted2008-11-12T12:57:23Zpt-PT
dc.identifier.citationWARGBORN, Carmen - Managing motivation in organizations. Why employee relationship management matters. Lisboa: ISCTE, 2008. Tese de mestrado.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/750-
dc.descriptionJEL Classifications: M12 (Personnel Management); M54 (Labor Management)pt-PT
dc.description.abstractWork motivation is a hot topic within the science of organizational behavior. Low degrees of motivation amongst employees in work organizations contribute in various ways to high costs. Salary is a powerful motivator, but few managers today know that employees may hold back 30 to 80 percent, of their energy at work because organizations fail to understand what motivates people on an individual level. The large majority of motivation theories developed to date are of the type one size fits all; they do not take individual human differences into account. Employee Relationship Management (ERM) is a strategic tool and a Human Resource Management process which focuses on the continuous perfection of the relationships between organizations and employees through increased communication and knowledge of individual and shared interests. This study suggests that well managed relationships in organizations lead to higher levels of motivation. Twelve managers who participated in this study of the concept of ERM all claimed to be in favor of it as a tool to manage and raise motivational levels in their different companies. It was discovered that companies experience various employee motivation-related problems and that managers actively seek remedies to better manage and understand low motivation levels of their staff. The conclusion of this study suggests that ERM can be part of a global future solution in the 21st century when it comes to management of motivation in organizations.pt-PT
dc.description.abstractActualmente, a motivação no trabalho é um tema importante no campo de estudo do comportamento organizacional. Investigações demonstraram que reduzidos níveis de motivação contribuem de diversas formas para o aumento de custos nas organizações. Pese embora os salários sejam umas das mais poderosas ferramentas de motivação, são poucos os gestores de hoje que sabem que os seus trabalhadores podem reduzir entre 30 a 80 por cento da sua energia no trabalho porque as organizações não conseguem compreender quais os factores que motivam as pessoas a um nível individual. A maioria das teorias de motivação desenvolvidas até hoje baseia-se numa abordagem genérica, em que um modelo global pode ser aplicado a todos os trabalhadores, não tomando em consideração as diferenças intrínsecas a cada ser humano. O Employee Relationship Management (ERM) é uma ferramenta estratégica e um processo de Gestão de Recursos Humanos que se foca no contínuo aperfeiçoamento das relações entre as organizações e os trabalhadores através do aumento da comunicação entre as partes e através do aumento do conhecimento existente sobre cada indivíduo e sobre os interesses partilhados entre este e a organização. Esta tese de mestrado sugere que a melhoria na gestão das relações entre organização e trabalhadores conduz a maiores níveis de motivação. Os doze gestores que participaram neste estudo de conceito de ERM, consideram o ERM como uma ferramenta pertinente para incrementar os níveis de motivação nas suas empresas. No decorrer deste estudo foi descoberto que as empresas tinham diversos problemas de motivação e que os gestores procuravam identificar as causas e soluções para solucionarem este problema. A conclusão deste estudo sugere que o ERM poderá fazer parte de uma futura solução adaptada as necessidades do século XXI no que respeita à gestão da motivação nas organizações.pt-PT
dc.format.extent445182 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isoengpt-PT
dc.rightsopenAccesspt-PT
dc.subjectWork motivationpt-PT
dc.subjectEmployee Relationship Management (ERM)pt-PT
dc.subjectHuman resource managementpt-PT
dc.subjectOrganizational behaviorpt-PT
dc.subjectGestão de recursos humanospt-PT
dc.subjectMotivaçãopt-PT
dc.subjectComportamento organizacionalpt-PT
dc.titleManaging motivation in organizations. Why employee relationship management matterspt-PT
dc.typemasterThesis-
thesis.degree.nameMestrado em Gestão Internacional-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
C WARGBORN Master Thesis FINAL VERSION.pdf434,75 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.