Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/7362
Autoria: Garcia, Mauro Edivaldo Moniz Nicolau
Orientação: Carvalho, José Luís Mexia Fraústo Crespo de
Data: 2013
Título próprio: A reformulação estratégica da B.A. vidros: com vista à redução da exposição às economias ibéricas
Referência bibliográfica: Garcia, M. E. M. N. (2013). A reformulação estratégica da B.A. vidros: com vista à redução da exposição às economias ibéricas [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7362
Palavras-chave: Estratégia empresarial
Indústria dos vidros
Competitividade -- Competitiveness
Expansão
Business strategy
Glass industry
Expansion
Resumo: A importância da estratégia e desenvolvimento empresarial emerge, nos dias de hoje, pelas mudanças e dinâmica subjacente às indústrias em que a competitividade é a palavra de ordem. Assim, o caso de estudo que se segue pretende, genericamente, analisar a indústria das embalagens de vidro e, particularmente, a B.A. Vidros S.A. A problemática inerente ao caso de estudo prende-se com a elevada exposição da B.A. às economias ibéricas, impossibilitando o crescimento ambicionado pela empresa. Deste modo, torna-se relevante em termos estratégicos equacionar por qual caminho poderá passar a resolução do problema. Partindo de um caso de estudo onde procurou-se esmiuçar todos os aspetos importantes da indústria das embalagens vidros e da empresa, realizaram-se um conjunto de análises ambientais, passando pela fixação dos objetivos e redefinição das visão e missão, pretendendo-se identificar todos os aspetos inerentes ao presente e futuro da indústria e da empresa. Como consequência, procurou-se estabelecer-se a melhor opção estratégica em termos competitivos, posicionais e direcionais. Foi também elaborada uma proposta de modalidade de internacionalização com a respetiva opção estratégica em termos internacionais. Como resultado do supracitado, conclui-se que o futuro da B.A Vidros passará necessariamente por encontrar novas localizações geográficas, reduzindo a sua dependência em relação a península ibérica. Para tal, é imperativo integrar a internacionalização baseada na aquisição de empresas com o investimento greenfield. A customização do produto em função das necessidades dos clientes e as adaptações necessárias aos procedimentos ditarão o futuro de uma companhia que, forçosamente, deixará de ser ibérica para ser definitivamente mundial.
The importance of strategy and business development emerges nowadays due to the underlying dynamic changes within the industries in which competitiveness is the watchword. Thus, the following case study intends to broadly analyze the glass packaging industry; in particular BA glasses SA. The inherent problems in the case study relate to the high exposure of BA within the Iberian economies, hindering growth prospects much coveted by the company. Thus, it becomes pertinent in strategic terms; to equate which way the resolution of the problem may pass. Based on a case study which sought to scrutinize all the important aspects of glass packaging industries and companies, a number of environmental analyses’ where carried out through the setting of goals and redefining of vision and mission. This was intended to identify all aspects inherent to the present and future of both the industry and the company. Consequently, we sought to establish the best policy option in competitive terms, both positional and directional. Was also drafted a proposed mode of internationalization with the respective strategic option in international terms. As a result of the foregoing, it was concluded that the future of BA glasses will necessarily find new geographical localities, reducing its dependence on the Iberian Peninsula. To this end, it is imperative to integrate internationalization based on the acquisition of companies with greenfield investment. The customization of the product according to customer needs and the necessary adaptations to procedures will dictate the future of a company that perforce will cease to be Iberian and definitively become Global.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_mauro_moniz_garcia.pdf
  Restricted Access
1,88 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.