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dc.contributor.advisorÁvila, Patrícia Durães-
dc.contributor.authorEleutério, Paulo Henrique dos Santos-
dc.date.accessioned2014-05-22T10:27:47Z-
dc.date.available2014-05-22T10:27:47Z-
dc.date.issued2013-11-20-
dc.date.submitted2013-09por
dc.identifier.citationEleutério, P. H. S.(2013). Percursos de aprendizagem na sociedade do conhecimento: o caso dos imigrantes lusófonos a viver em lisboa [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7325pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/7325-
dc.description.abstractA presente investigação incidiu sobre a análise da relação que estabelece os adultos imigrantes e a aprendizagem ao longo da vida, haja vista que, de uma forma geral, alguma investigação sugere que adultos imigrantes estão em desvantagem em relação à participação na educação. Neste sentido, inserido no contexto nacional, optou-se por abarcar um grupo de indivíduos oriundo de países de língua oficial portuguesa, por ser a comunidade estrangeira de maior expressão em Portugal. A pesquisa foi norteada pelo conceito de aprendizagem que foi alargado com o tempo, sobretudo pelo advento das tecnologias de informação e comunicação. Ainda assim, a orientação teórica se articulou com outros conceitos como aprendizagem de adultos, desigualdade de acesso e imigração. Foi lançada mão da estratégia metodológica de análise qualitativa (comparativas-tipológicas), uma vez que as entrevistas semiestruturadas em profundidade contribuem para captar o social e dar voz aos sujeitos. As entrevistas biográficas foram direcionadas para um conjunto de contextos e situações do vivido. Participaram 12 indivíduos, residentes no conselho de Lisboa, selecionados pelo método bola de neve. A análise dos resultados da pesquisa permitiu concluir que os adultos imigrantes, em sua grande maioria, estabelecem uma relação de continuidade das práticas adotadas no país de origem no que se refere à aprendizagem ao longo da vida. Contudo, quando há a influência do contexto, fica em evidência um retrocesso, onde o desinvestimento supera o aumento dos processos de aprendizagem.por
dc.description.abstractThis research concerns the scrutiny of the relations established between adult immigrants and lifelong learning. In general, the existing research suggests that adult immigrants are at a greater disadvantage with respect to education participation. In order to asses it for Portugal, it was decided to cover a group of individuals from countries whose official language was Portuguese. Since this group represents the mainstream of Portugal’s foreign community. The research was shaped by the ever growing learning definition. It must be mention that such increase is related with the appearance of communication and information technologies. Even though, the theoretical orientation covers other dimensions, for instance, adulthood learning, immigration and disadvantage. To research into the target it was used the Methodological strategy of qualitative analysis (comparative-typological), since the in-depth semi-structured interviews not only grants a social insight but also imparts the individual feelings. The biographical interviews were directed by a defined set of environments and daily situations. There were 12 interviewees chosen using the snowball method, all of the participants at the time were living in Lisbon. From the results withdrawal, was possible to conclude that adult immigrants remain following lifelong learning practices acquired in the origin country. However, if induced by the environment there is a setback, since that the disinvestment outweighs the increase in the learning process.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSociedade do conhecimentopor
dc.subjectAprendizagem ao longo da vidapor
dc.subjectAdultopor
dc.subjectDesvantagempor
dc.subjectImigraçãopor
dc.subjectContextopor
dc.subjectKnowledge societypor
dc.subjectLifelong learningpor
dc.subjectAdultspor
dc.subjectHandicappor
dc.subjectImmigrationpor
dc.subjectEnvironmentspor
dc.titlePercursos de aprendizagem na sociedade do conhecimento: o caso dos imigrantes lusófonos a viver em lisboapor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.identifier.tid201022877-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação-
thesis.degree.nameMestrado em Educação e Sociedade-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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