Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/7183
acessibilidade
Title: Contributos da análise ergonómica e da guidage da atividade para a construção da experiência dos técnicos de manutenção
Authors: Soares, Sofia Carrilho
Orientador: Ramos, Sara Cristina Moura da Silva
Keywords: Análise ergonómica da atividade
Transmissão de competências
Formação
Atividade
Ergonomic activity analysis
Transmission of expertise
Formation
Activity
Issue Date: 2013
Citation: SOARES, Sofia Carrilho - Contributos da análise ergonómica e da guidage da atividade para a construção da experiência dos técnicos de manutenção [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2013. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/7183>.
Abstract: Este projeto de investigação resulta da análise da atividade de um grupo de trabalhadores de uma empresa da indústria do setor farmacêutico. Como principal objetivo, este estudo pretende explorar de que forma a análise e a autoanálise ergonómica podem contribuir para o desenvolvimento e para a transmissão de competências, assim como para a partilha de saberes e saberes-fazer entre os trabalhadores mais e menos experientes, com vista à melhoria do exercício da sua atividade. A análise ergonómica foi uma estratégia central para a conceção de um plano de formação adequado às condições reais da actividade destes trabalhadores, de forma a contribuir para a transformação da situação de trabalho. É importante salientar alguns pressupostos que guiaram a nossa intervenção, nomeadamente, a relevância dada à experiência adquirida ao longo do percurso profissional dos trabalhadores mais experientes e o enfoque na transmissão de competências em relação aos trabalhadores menos experientes, bem como a valorização dos trabalhadores mais velhos através do incentivo à sua participação em diferentes papeis na organização e ao prolongamento da sua vida ativa. É nesta problemática do envelhecimento no trabalho que se enquadra o nosso projeto, procurando promover a participação dos trabalhadores mais velhos e assegurando a retenção do seu know-how na organização.
This research project results from the analysis of the activity of a group of workers in a company of the pharmaceutical industry. The main objective was to study aims to explore how the ergonomic analysis and self-analysis can contribute to the development and the transmission of expertise , as well as sharing knowledge and know -how between more and less experienced workers , with a view to improving the exercise of their activity . The ergonomic analysis was a core strategy for the design of a training plan suited to the actual conditions of the activity of these workers in order to contribute to the transformation of the work situation. It’s Important to highlight some assumptions that guided our intervention, namely, the emphasis on the experience gained during the professional career of more experienced workers and a focus on transmission of skills in relation to less experienced employees as well as the appreciation of older workers through the incentive to participate in different roles in the organization and extension of his active life. It’s in this aging issues at work that fits our project, seeking to promote the participation of older workers and ensuring the retention of it’s know -how in the organization.
Description: Trabalho de projeto submetido como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Psicologia Social e das Organizações
URI: http://hdl.handle.net/10071/7183
Thesis identifier: 201074826
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Tese SS.pdf1.22 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.