Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/7143
Autoria: | Pereira, Ricardo Filipe |
Orientação: | Simões, Ana |
Data: | 2012 |
Título próprio: | Plano de negócios: Clínica odontopediatrica Dentalfixe |
Referência bibliográfica: | Pereira, R. F. (2012). Plano de negócios: Clínica odontopediatrica Dentalfixe [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7143 |
Palavras-chave: | Plano de negócio -- Business plan Clínica dentária População infanto-juvenil Marketing relacional Dental clinic Children and youth population Relationship marketing |
Resumo: | O paradigma da medicina dentária em Portugal no séc. XXI sofreu alterações nos últimos anos, causadas por um “boom” na criação de clínicas de medicina dentária e pelo crescente número de licenciados nesta área.
Trata-se de uma área tipicamente empreendedora, em que parte dos médicos dentistas é proprietário de uma clínica dentária. Paradoxalmente, existe escassez de estudos de gestão nesta área, o que dificultou o trabalho a ser realizado. Para a realização deste plano de negócio apoiei-me na minha experiência profissional, (coordenador de rede de clínicas dentárias protocoladas de uma empresa de outsourcing de serviços a seguradoras). Outro fator de apoio ao presente trabalho foi a recolha de opiniões de médicos dentistas desde 2010.
Apesar de se registar um excesso de clínicas dentárias nos centros urbanos, quase todas as clínicas são generalistas e poucas são especialistas em determinada área de medicina dentária. A observação desta tendência e o sucesso verificado nas poucas clínicas dentárias que são conhecidas como especialistas (ortodontia, implantologia, etc.), sugeriu uma janela oportunidade. O que o presente plano de negócios pretende verificar é a viabilidade e sustentabilidade de uma nova clínica dentária num mercado saturado como o de Lisboa e analisar um projeto que crie valor para o público infantil e juvenil, ao especializar-se neste segmento e no tipo de tratamentos que este público mais realiza, a odontopediatria e a ortodontia. Trata-se não só de uma opção pela diferenciação na oferta de serviços mas também um foco na especialização. The paradigm of dentistry in the 21st century in Portugal has changed in the last years, caused by a boom around the creation of dental clinics and the growing number of graduates in dentistry. This area is typically entrepreneurial, so the majority of the dentists own a dental clinic. Paradoxically, there are few management studies in dentistry, becoming difficult this work to be done. To write this business plan I was backed up by my professional experience as a coordinator of dental clinics network in a outsourcing enterprise to insurance companies. I also collected dentists’ opinion since 2010 to support the work. Despite the excessive number of dental clinics in towns, almost all are generalists and practice all specialties and few are expert in a particular area of dentistry. This factor and the observation of the success that the few expert dental clinics have, being known as specialists (orthodontics, implantology, etc.), suggested a window of opportunity. This business plan intents to verify the feasibility and sustainability of a new dental clinic in a saturated market as Lisbon and analyze a project that generates value for the youngsters and the children. The aim is to be a specialist in this market segment and in the kind of treatments suitable for this target (odontopediatrics and orthodontics). Dentalfixe has the intent to prove a differentiation in the offered service and to focus on specialization. |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão de Empresas |
Acesso: | Acesso Restrito |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
master_ricardo_filipe_pereira.pdf Restricted Access | 3,43 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir Request a copy |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.