Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/703
Autoria: Antunes, Sónia Marina Lopes da Silva
Orientação: Machado, Fernando Luís
Data: 2008
Título próprio: Construir o que não é herdado. Casos de sucesso escolar na minoria cigana
Referência bibliográfica: ANTUNES, Sónia Marina Lopes da Silva - Construir o que não é herdado. Casos de sucesso escolar na minoria cigana. Lisboa: ISCTE, 2008. Tese de mestrado.
Palavras-chave: Sucesso escolar
Mobilidade social
Singularidades sociais
Etnicidade
Educational achievement
Social classes
Social singularities
Ethnicity
Resumo: O presente estudo preocupa-se com a questão do sucesso escolar de indivíduos pertencentes à minoria cigana, em Portugal. Procurou-se encontrar respostas para aquilo que contribui e influencia positivamente esse percurso escolar. As principais perspectivas teóricas são as de Pierre Bourdieu e Bernard Lahire onde se procuram pontos de convergência e de divergência sobre as problemáticas do sucesso escolar, da reprodução social, das classes sociais, da mobilidade social e das singularidades sociais. Bourdieu possibilita o entendimento das dinâmicas dos grandes grupos sociais, da reprodução social, dos habitus de classe; Lahire reflecte a preocupação pela especificidade de cada indivíduo nas suas trajectórias singulares. Do enquadramento teórico foram retirados e trabalhados os conceitos-chave. O modelo de análise operacionaliza esses conceitos. Em torno do sucesso escolar deste grupo de ciganos estão os contextos escolares, os contextos familiares, as redes de sociabilidade e as relações interétnicas. A recolha da informação foi feita por entrevista. A análise sociológica dos discursos dos entrevistados submeteu-se às dimensões temáticas pré-estabelecidas. Conheceram-se, passo a passo, as dimensões onde se articulam os contextos familiares, escolares, as redes de sociabilidade e as relações interétnicas, que influenciaram as trajectórias dos entrevistados. Da análise efectuada, ressalta que os casos de sucesso escolar de ciganos se devem às estratégias educativas das famílias, à riqueza das redes de socialidade interétnicas, ao valor atribuído à escolaridade, em consonância com a fraca etnicidade dos indivíduos em questão.
The present study deals with the topic of educational achievement among individuals who belong to ethnic minorities, in this case the gipsy minority, in Portugal. We have been looking for answers such as the factors that contribute and influence positively these minorities’ school path. The main academic/ theoretical perspectives are the ones from Pierre Bourdieu and Bernard Lahire in which we can find both convergent and divergent points about this problematic of educational achievement, social reproduction, social classes, social mobility and social singularity, operated on the model of analyse. Bourdieu manages to show us the dynamic understanding of large social groups, social reproduction, class habitus; Lahire reflects upon the specificity of each individual on his singular path. Adjoining and thus influencing the gipsies’ group educational achievements we have identified: the school context, the family context, the sociability networks and the interethnic relationships. The method we used to collect information was the interview. The sociological analysis of the interviewees’ speeches followed the pre-established dimensions. Step by step we have understood the dimensions where the family and scholars contexts, the sociability nets and interethnic relationships interact, which have had effect on the interviewees’ trajectories. We have concluded that the school achievement among this group of gipsies is the outcome of not only educational family strategies and the richness of sociological interethnic networks but also of the value given to a school degree together with the feeble ethnicity of the individuals in question.
Designação do grau: Mestrado em Família e Sociedade
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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