Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/7009
acessibilidade
Title: Arte xávega na comunidade da praia da Vieira de Leiria: a sua patrimonialização
Authors: Rodrigues, Hélia Carla Amado
Orientador: Magalhães, Fernando Paulo Oliveira
Keywords: Valor de uso do objeto
Valor simbólico
Património cultural
Identidade
Desenvolvimento local
Utilitarian objects in symbolic objects
Cultural heritage
Identity
Local development
Issue Date: 2013
Citation: RODRIGUES, Hélia Carla Amado - Arte xávega na comunidade da praia da Vieira de Leiria: a sua patrimonialização [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2013. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/7009>.
Abstract: O presente projeto tem como objetivo perceber a metamorfose da Arte Xávega em património cultural, a sua relação com o desenvolvimento local assim como com a construção da identidade da comunidade da Praia da Vieira de Leiria. O passado e o presente da Praia da Vieira, as suas gentes e saberes foram o mote de partida para este estudo de caso. Neste trabalho procuro, recorrendo a bibliografia especializada nos domínios da identidade, património cultural, valor de uso e valor simbólico dos objetos, entender o processo de patrimonialização da Arte Xávega na Praia da Vieira e o seu contributo para o desenvolvimento local. Esse processo implicou o estudo da Arte Xávega na Praia da Vieira de Leiria enquanto atividade económica que, confundindo-se com a génese da comunidade, se continua a praticar na atualidade. Aferi sobre a hipótese da transformação de objetos de uso em objetos simbólicos, criando, a partir deles uma rota cultural e um centro de interpretação da Arte Xávega. Por um lado espero contribuir para a preservação da memória nesta comunidade, bem como proporcionar algum dinamismo e empreendedorismo local.
This project aims to understand the Arte Xávega metamorphosis in cultural heritage, is relationship with local development as well as the construction of the Praia da Vieira de Leiria identity. The Praia da Vieira past and present, their people and knowledge were the starting point for this case study. In this work I try, using specialized literature about identity, cultural heritage, use value of objects and symbolic value of objects, to understand the Arte Xávega transformation in heritage at the Praia da Vieira and its contribution to the local development. This process involved the Praia da Vieira de Leiria Arte Xávega study while economic activity that, mingling with the genesis of the community, still practiced nowadays. I studied the possibility of transforming utilitarian objects in symbolic objects, creating from them a cultural route, and an Arte Xávega interpretation center. I hope to contribute to the memory preservation of this community as well as providing some local development and entrepreneurship.
Description: Trabalho de projeto submetido como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento, Diversidades Locais e Desafios Mundiais
URI: http://hdl.handle.net/10071/7009
Thesis identifier: 201015587
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Trabalho de Projeto - Arte Xávega na Comunidade da Praia da Veira de Leiria a sua patrimonialização.pdf1.43 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.