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dc.contributor.advisorBarreiros, José Jorge-
dc.contributor.authorCarmona, Tiago-
dc.date.accessioned2014-04-29T11:42:31Z-
dc.date.available2014-04-29T11:42:31Z-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-09por
dc.identifier.citationCarmona, T.(2013). Angariação de donativos nas ongd portuguesas em período de crise (2008-2011) [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/7008pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/7008-
dc.description.abstractEsta investigação procura analisar em que medida as ONGD portuguesas estão a utilizar a angariação de donativos, nomeadamente de particulares, para assegurar o seu financiamento na atual conjuntura política e económica, tomando por referência o período de 2008 a 2011. Com o intuito de se perceber esta realidade foram realizados estudos de caso com três organizações: Fundação AMI, OIKOS e Leigos para o Desenvolvimento. Através de questionários e entrevistas de caracterização financeira e de angariação de fundos, procurou-se analisar cinco dimensões específicas: 1) Qual o peso dos donativos (particulares, empresas e fundações) no financiamento das ONGD? 2) Existiu um decréscimo de doadores? 3) Que estratégias e campanhas de angariação junto de particulares tiveram maior rentabilidade? 4) Que investimentos em angariação de fundos foram realizados durante este período? 5) Que referenciais éticos as ONGD adotaram relativamente às suas ações de angariação de fundos? Conclui-se que estas ONGD investiram e tiraram proveito da angariação de donativos, nomeadamente de particulares, para financiar as suas missões. Os donativos foram, mesmo, a principal fonte de financiamento na receita conjunta das organizações, tendo-se verificado um crescimento dos donativos e doadores nas organizações que em 2008 tinham níveis de investimento e receitas mais baixos. Estes dados indicam que a angariação de donativos pode ser um investimento rentável, mesmo neste período de crise. Parece existir uma falta de referenciais éticos e de performance aplicados ao contexto português, que ajudem as organizações a ser mais eficazes na angariação, sem comprometer os valores do desenvolvimento participativo e humano.por
dc.description.abstractThis research seeks to analyse to what extend Portuguese NGDO’s are using fundraising, particularly from individuals, to ensure its funding in the current political and economic conjuncture, with reference to the period 2008-2011. In order to understand this reality were performed case studies with Fundação AMI, with OIKOS and the Leigos para o Desenvolvimento, through questionnaires and interviews with financial and fundraising focus, sought to examine five specific dimensions: 1) What is the weight of donations (individuals, companies and foundations) in the financing of NGO? 2) Did the number of donors dropped? 3) Which strategies and campaigns fundraising from individuals had higher profitability? 4) What investments have been made in fundraising during this period? 5) What ethical references NGDOs adopted in relation to their fundraising actions? We conclude that these NGDO invested and benefited the collection of donations, particularly from individuals to fund their missions. The donations were the main source of funding in the combined revenue of the organizations, and there has been an increase in donations and donors in the organizations that had a lower level of investment and revenues on 2008. This data allow us to conclude that the solicitation of donations can be a worthwhile investment, even in this period of crisis. There seems to be a lack of ethical references and performance applied to the Portuguese context, that could help organizations to be more effective in raising without compromising the values of participatory development and human.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAngariação de fundospor
dc.subjectDonativospor
dc.subjectONGDpor
dc.subjectDesenvolvimentopor
dc.subjectFundraisingpor
dc.subjectDonationspor
dc.subjectNGDOpor
dc.subjectDevelopmentpor
dc.titleAngariação de donativos nas ongd portuguesas em período de crise (2008-2011)por
dc.typemasterThesispt-PT
dc.identifier.tid201016320-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Geografia Económica e Social-
thesis.degree.nameMestrado em Desenvolvimento, Diversidades Locais e Desafios Mundiais-
dc.subject.jelM31-
dc.subject.jelL31-
dc.subject.jel1L Industrial organization-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
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