Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/6992
Autoria: Ferreira, Ana Catarina Santos Carloto
Orientação: Barreto, Maria Antónia
Data: 2013
Título próprio: Promoção do voluntariado nas escolas: o seu contributo para o desenvolvimento pessoal e comunitário: um estudo de caso
Referência bibliográfica: Ferreira, A. C. S. C.(2013). Promoção do voluntariado nas escolas: o seu contributo para o desenvolvimento pessoal e comunitário: um estudo de caso [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6992
Palavras-chave: Educação para o desenvolvimento
Formação cívica
Voluntariado
Projetos-escola
Interajuda local
Education for the development
Civic education
Voluntary service
School-project
Mutual aid at a local level
Resumo: A necessidade de promover iniciativas que enfrentem os problemas sociais dos dias de hoje trouxe novas exigências à cidadania, principalmente no que toca às questões da Educação para o Desenvolvimento. Sendo Portugal um dos países da Europa com menor taxa de voluntariado, procuram-se formas de promoção desta prática. Assim sendo, as escolas surgem com iniciativas de projetos com o intuito de incutir valores e novas competências, entre elas o princípio da solidariedade nos seus alunos. Este estudo foi desenvolvido tendo como objetivo refletir sobre Educação para o Desenvolvimento, nomeadamente para compreender em que medida é que o voluntariado pode ser uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e que pode ser aproveitado pelas escolas na promoção integral dos seus alunos Analisámos dois projetos de diferentes escolas. Em ambas foram entrevistados quatro alunos voluntários e as técnicas responsáveis pelos projetos de voluntariado. A análise das entrevistas a estes jovens voluntários e as técnicas permitiu-nos verificar que a participação dos alunos em ações de voluntariado para além de promover a consciência crítica permite-lhes adquirir competências técnicas e pessoais através do contato com realidades diferentes e das tarefas que realizam. Embora estes projetos ainda apresentem alguns desafios por ultrapassar, permitem a abertura da escola e dos alunos às instituições locais, construindo-se assim uma rede de interajuda local. Este estudo permitiu apurar que estes projetos desenvolvem-se em prol do conceito de Educação para o Desenvolvimento, promovendo as dimensões pedagógica, ética e política.
The need to promote initiatives that face today’s social problems have brought new demands to citizenship, especially in the matters related to Education for the Development. Although Portugal continues to be one of the European countries with the lower rates concerning voluntary work, there has been a continued search for new ways to promote the voluntary service. Therefore, the schools begin projects with the intention of promoting values and new competences, especially the principle of solidarity among their students. This study has been developed with the aim of reflecting on the Education for the Development, namely to understand in what measure the voluntary service can be a tool for personal development and in which way the schools can leverage it to maximize the benefits in the pedagogic system, and impact the full development of the students. This study developed around the analysis of two projects from different schools. In both schools, four voluntary students and the technicians responsible for these projects were interviewed. The analysis of the interviews to these voluntary youngsters allowed us to confirm that the participation of students in voluntary services not only promotes a critical awareness but also allows them to acquire technical and personal skills through the contact with different realities and the tasks they perform. Even though these projects continue to have a few challenges to overcome, they allow the availability of both the school and the students to local institutions, thus enabling the building up of a mutual aid network at a local level. This study allowed ascertaining that these projects are developed for the concept of Education for the Development, promoting its scopes: pedagogical, ethical and political.
Designação do grau: Mestrado em Desenvolvimento, Diversidades Locais e Desafios Mundiais
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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