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dc.contributor.advisorSilva, Carlos Dias da-
dc.contributor.advisorPortela, Sofia-
dc.contributor.authorCerqueira, Rita Joana Daniel-
dc.date.accessioned2014-04-23T17:22:33Z-
dc.date.available2014-04-23T17:22:33Z-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-10por
dc.identifier.citationCerqueira, R. J. D.(2013). Contributo para o estudo das competências de administração e gestão de que um fisioterapeuta recém-graduado necessita [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6983pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/6983-
dc.description.abstractEven though contents in administration and management are already part of most academic curriculum concerning basic physiotherapy training in Portugal, the competencies in this area that are necessary for the newly-graduate physiotherapists are unknown. Inquiring Portuguese physiotherapists with experience performing management responsibilities with the modified FINHOP questionnaire, this study sought to identify and prioritize the administration and management competencies that the mentioned newly-graduates need at the beginning of their career. A total of 9 competencies regarding the Human resource management, Operations management and Information management areas, were considered by the participants as requiring from the newly-graduate physiotherapist a moderate performance with assistance in particular situations, therefore those competencies should be included in the curriculum content of basic training. The small sample gathered of 28 participants, makes the results obtained only a reference, suggesting a future study that should attain a representative sample of the population to confirm the identified competencies and to differentiate the level of knowledge that would be required regarding the contents to include in the academic curriculum.por
dc.description.abstractApesar de conteúdos de administração e gestão já constarem da maioria dos planos de estudos académicos da formação base em fisioterapia em Portugal, desconhece-se que competências desta área são necessárias aos recém-graduados. Este estudo utilizou o questionário FINHOP modificado junto de fisioterapeutas Portugueses experientes no desempenho de funções com responsabilidades de gestão, para identificar e priorizar as competências de administração e gestão que os referidos recém-graduados necessitam no início da sua atividade profissional. Um total de 9 competências das áreas de Gestão dos recursos humanos, Gestão das operações e Gestão da informação, foram consideradas pelos participantes como requerendo do fisioterapeuta recém-graduado um desempenho moderado com ajuda em situações concretas, devendo ser incluídas nos planos de estudos da formação base. A pequena amostra conseguida, 28 participantes, faz com que os resultados obtidos sejam apenas uma referência, sugerindo um estudo futuro com uma amostra representativa da população para confirmação das competências identificadas e para uma maior diferenciação em termos do nível de aprofundamento dos conteúdos a incluir nos planos de estudos académicos.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCompetenciespor
dc.subjectAdministration and managementpor
dc.subjectPhysiotherapistpor
dc.subjectManagerpor
dc.subjectCompetênciaspor
dc.subjectAdministração e gestãopor
dc.subjectFisioterapeutapor
dc.subjectGestorpor
dc.titleContributo para o estudo das competências de administração e gestão de que um fisioterapeuta recém-graduado necessitapor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.identifier.tid201047209-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão-
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Serviços de Saúde-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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