Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/6950
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFilipe, José Cruz-
dc.contributor.authorMoura, Tânia Sofia Reis-
dc.date.accessioned2014-04-15T14:15:10Z-
dc.date.available2014-04-15T14:15:10Z-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-04por
dc.identifier.citationMoura, T. S. R.(2013). O reposicionamento estratégico da Cruz Vermelha Portuguesa como resposta à atual crise económico-financeira [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6950pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/6950-
dc.description.abstractEste projecto aborda a temática do reposicionamento estratégico da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) como resposta à atual crise económico-financeira. O objetivo é analisar quais as melhores orientações estratégicas que alavanquem este reposicionamento e as características internas da Instituição que deverão ser endereçadas por estas. A atual crise tem confrontado a CVP com uma série de dificuldades, destacando-se o aumento dos pedidos de ajuda e as crescentes dificuldades das suas estruturas locais. A análise realizada à CVP, permitiu identificar pontos críticos, cuja solução e melhoria de performance poderão alavancar um reposicionamento estratégico da instituição. A raiz destes pontos críticos assenta em dois aspetos transversais: insuficiente definição de processos/procedimentos e fraco espírito institucional. Deste modo, as propostas de melhoria deverão residir na preconização de uma estratégia nacional, consubstanciada em estratégias regionais. Estas deverão alicerça-se no estabelecimento de procedimentos e processos que instiguem a organização à prestação do serviço de excelência. Neste trabalho propõe-se que a alteração de paradigma estratégico se concretize, de uma forma consolidada, através da implementação do Ciclo de Mudança Estratégica proposto por Bryson (2011). Este ciclo é um processo de dez passos, iterativo, participativo e flexível, que permite identificar e responder a desafios através do pensamento, a ação e aprendizagem estratégica.por
dc.description.abstractThis project addresses the strategic repositioning of the Portuguese Red Cross (PRC) in response to the current economic and financial crisis. The goal is to determine which the best strategic guidelines that leverage this repositioning are and the internal characteristics of the organization that should be addressed by them. The current crisis has confronted PRC with a number of difficulties, specially the raise of requests for help and increasing difficulties of its local branches. The analysis made to the PRC made it possible to identify critical points, and whose solution can leverage performance improvement of a strategic repositioning of the organization. The root of these critical points based on two cross-cutting aspects: inadequate definition of processes and procedures, and weak institutional spirit. Thus, proposals for improvement should reside in advocating for a national strategy, supported on regional strategies and on the establishment of procedures and processes that lead the organization to provide the service of excellence. This work proposes that strategic shift takes place through the implementation of the Cycle of Strategic Change by Bryson (2011). This cycle is a ten steps iterative, participative and flexible process, which allows to identitfy and response to challenges through strategic thought, action and learning.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectCruz Vermelha Portuguesapor
dc.subjectTerceiro setorpor
dc.subjectPlaneamento e gestão estratégicapor
dc.subjectGestão da mudançapor
dc.subjectPortuguese Red Crosspor
dc.subjectThird sectorpor
dc.subjectStrategic planning and managementpor
dc.subjectChange managementpor
dc.titleO reposicionamento estratégico da Cruz Vermelha Portuguesa como resposta à atual crise económico-financeirapor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão-
thesis.degree.nameMestrado em Gestão-
dc.subject.jelL31-
dc.subject.jelM10-
dc.subject.jel1L Industrial organization-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_tania_reis_moura.pdf1,94 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.