Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/6902
Autoria: Fernandes, Pedro Miguel Silvério
Orientação: Santos, Sofia
Data: 2013
Título próprio: From a karaoke capitalism to a sustainable capitalism
Referência bibliográfica: Fernandes, P. M. S. (2013). From a karaoke capitalism to a sustainable capitalism [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6902
Palavras-chave: Social
Inovação Innovation
BoP
Strategy
Communities
Estratégias
Comunidades
Resumo: Nowadays, we live in a globalized world which is ruled by the free capitalist market. Companies are constantly challenged by intense competition and the economy is dependent on markets. Thus enterprises, especially MNCs, have a strong impact on societies and should be aware of their responsibility towards them. This master thesis picks up the concepts of karaoke capitalism created by Ridderstråle and Nordström (2006), social innovation and the BOP proposition from Prahalad and Hart (2002) in order to analysis how MNCs can be profitable and competitive by addressing the less fortuned people at the BOP in underdeveloped countries through social innovation contributes. To analyze properly how it is possible, two case studies were developed that took place in the rural India. The first one covers one MNC that was not able to find profit by addressing the Indian rural poor as the BOP protocol defends, though it contributed for a prospered community. The second presents another MNC which was able to find profit at the Indian rural BOP costumer also improving social gaps in the meanwhile. Further, the theory behind social innovation and the BOP Protocol is explored, so that we can better understand and try to find the reason why and how one case was more successful than the other. The challenge of making profits while improving and bringing benefits to society is a subject worthwhile studying. Thus, this is also the main goal of this study: to prove it is possible to have a healthy business by creating social innovation.
Actualmente, vivemos num mundo globalizado que é regulado pelo mercado livre capitalista. As empresas estão constantemente a ser desafiadas pela intensa competição e a economia está dependente dos mercados. Neste contexto, as empresas, especialmente as multinacionais, têm um impacto forte nas sociedades onde exercem a sua actividade e devem estar conscientes da sua responsabilidade relativamente a elas. Esta tese de mestrado tem como base o conceito de capitalismo karaoke, criado por Ridderstrale & Nordstrom (2006), assim como o de inovação social e a proposta de Pralahad e Hart (2002) para aproximação aos mercados com consumidores BOP, para desenvolver a análise de como as empresas multinacionais podem ter lucro e ser competitivas nestes mercados, em países menos desenvolvidos, com o contributo da inovação social. Para uma análise correcta destes temas, foram desenvolvidos dois casos de estudo, que tiveram lugar no meio rural da Índia. No primeiro caso, a multinacional em questão não foi capaz de encontrar lucro neste mercado, como defende a proposta de aproximação aos BOP, apesar de ter conseguido contribuir para a prosperidade da comunidade local. No segundo caso, é apresentada uma outra multinacional que conseguiu ter lucro e contribuir para a prosperidade da comunidade local. Mais, é desenvolvida a teoria por trás da inovação social e da proposta para aproximação aos mercados com consumidores BOP, para tornar mais perceptível e procurar compreender as razões pelas quais um dos casos foi mais bem sucedido que o outro. O desafio de conseguir obter lucros enquanto se traz benefício para a sociedade é um assunto que merece estudo e dedicação. Assim, este é também um dos objectivos da dissertação: provar que é possível ter um negócio saudável através da inovação social.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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