Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/688
acessibilidade
Title: O papel da formação em segurança no desenvolvimento de comportamentos de segurança em contexto militar
Authors: Jamal, Soraia Alamahomed
Orientador: Silva, Sílvia
Keywords: Formação em Segurança
Auto-eficácacia
Motivação para a Segurança
Clima de Segurança
Comportamentos de Segurança
Safety Behaviour
Safety Training
Self-efficacy
Safety Motivation
Safety Climate
Issue Date: 2008
Citation: Jamal, Soraia Alamahomed - O papel da formação em segurança no desenvolvimento de comportamentos de segurança em contexto militar. Lisboa: ISCTE, 2008. Tese de mestrado.
Abstract: A formação em segurança representa uma das formas de intervenção organizacional, no que concerne à prevenção em segurança, uma área importante e em desenvolvimento, tendo em conta a gravidade de problemas de segurança e saúde no trabalho, e a consequente necessidade de melhorar esta área através da promoção de comportamentos de segurança. O presente trabalho teve como principal objectivo investigar o papel da formação em segurança, no desenvolvimento dos comportamentos de segurança, analisando os processos e os factores que poderão facilitar este impacto. O modelo proposto sugere que o conhecimento de segurança, a motivação para a segurança e a auto-eficácia medeiam a relação entre formação em segurança e os comportamentos de segurança, e propõe o clima de segurança como moderador daquela relação. Foram realizados dois estudos, numa instituição militar, para testar este modelo: o estudo 1 (N= 131) é de natureza correlacional e o estudo 2 (N=36) constituído por um plano pré-teste pós-teste. Os dados foram recolhidos através de um questionário auto-reportado, constituído por instrumentos com boa consistência interna. A operacionalização da formação em segurança baseou-se na experiência de formação e nas percepções das práticas organizacionais de formação, no estudo 1 e no estudo 2 foi medido o impacto de programas de formação em segurança. Foram confirmadas as hipóteses de mediação e moderação, na maioria das relações esperadas, concluindo-se a existência de uma relação complexa entre a formação e os comportamentos de segurança. Os resultados sugerem que a formação terá impacto nos comportamentos através do conhecimento e da auto-eficácia, quando o clima de segurança é percepcionado como elevado.
Safety training represents a form of organizational intervention concerning prevention in safety, an important developing area due to the seriousness of health and safety problems in the work environment, and consequently the need to improve this area through the promotion of positive safety behaviours. The main goal of this dissertation was to investigate the role of safety training, in the development of safety behaviours, analyzing the processes and factors that may enhance this impact. Our theoretical model suggests that safety knowledge, safety motivation, and the self-efficacy mediate the relationship between safety training and safety behaviour, and proposes safety climate as a moderator of that relationship. Two studies were conducted in a military institution to test this model: study 1 (N=131) corresponds to a correlational study and study 2 (N=36) corresponds to a pre-test post-test study. Data was collected using a self-report questionnaire, comprised with instruments with good reliability. Safety training measurements were based on training experience and perceptions of organizational training practices in study 1, and in study 2, on the impact of safety training programs. The mediation and moderation hypotheses were confirmed in the majority of the expected relationships, concluding the existence of a complex relationship between training and safety behaviour. The results suggest that training will have an impact on behaviour through knowledge and self-efficacy, when safety climate is perceived as very positive.
Description: Classificações da Associação Americana de Psicologia: Psicologia Organizacional; Formação e Educação Profissional
URI: http://hdl.handle.net/10071/688
Designation: Mestrado em Psicologia Social e Organizacional
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Tese_Mestrado_Soraia_Jamal.pdf486.44 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.