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http://hdl.handle.net/10071/6862
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Title: Sou e não sou a mesma pessoa : trajetórias sociais de alunos adultos (M23) no ensino superior em contexto de novas oportunidades
Authors: Lopes, Sara Mónico
Orientador: Reis, Filipe
Vieira, Ricardo
Keywords: Aprendizagem
Ciclos de vida
Identidade
Transformação
Learning
Life cycles
Identity
Transformation
Issue Date: 2013
Citation: LOPES, Sara Mónico - Sou e não sou a mesma pessoa : trajetórias sociais de alunos adultos (M23) no ensino superior em contexto de novas oportunidades [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2013. Tese de doutoramento. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/6862>.
Abstract: As transformações socioeconómicas ocorridas na sociedade portuguesa nas últimas décadas, acompanhando os processos de modernização dos restantes países europeus, manifestaram-se, também, ao nível do sistema educativo. Procurou-se democratizar o ensino, diminuir as taxas de analfabetismo e de abandono escolar e promover um aumento de qualificações da população ativa. No entanto, Portugal chega ao séc. XXI com níveis de escolarização da população baixos. As políticas de educação de adultos desenvolveram-se por caminhos sinuosos e à mercê das várias tendências governativas. A partir de uma investigação etnográfica, analisam-se seis trajetórias de vida de indivíduos que ingressaram no ensino superior, com mais de 30 anos de idade, através das provas maiores de 23 anos (M23). Este trabalho pretende contribuir com uma visão antropológica dos efeitos da escola nos indivíduos, avaliando a importância dada aos processos escolares, aos contextos de aprendizagem, à transmissão e/ou aquisição cultural, à importância da escrita e da cultura escolar enquanto produto do conhecimento nos ciclos de vida, nos projetos e nas metamorfoses identitárias dos sujeitos. Num momento de mudança do sistema educativo português, a par da implementação de novas medidas políticas para públicos adultos menos escolarizados, estes seis sujeitos encontraram, em 2008, uma oportunidade para concretizar um projeto de vida, para uns adiado, para outros interrompido. Os motivos para o ingresso numa licenciatura, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, são diferentes para todos, bem como a situação profissional. A conclusão do curso foi o culminar de um projeto que evidencia transformações, não apenas, ao nível das disposições cognitivas, mas, também, do ponto de vista identitário, em todos os casos estudados.
The socio-economic changes that occurred in Portuguese society over the past decades, following the modernisation processes of the other European countries, were also manifested on the educational system. We tried to democratize education, decrease school dropout and illiteracy rates and promote an increase in qualifications of the active population. However, Portugal arrives at the 21st century with low schooling levels of the population. Adult education policies developed by winding paths and were left to the various governance trends. From an ethnographic research, this study analyzes six life trajectories of individuals who joined in higher education, with over than 30 years of age, through the exam over 23 years (M23). This work intends to contribute to an anthropological vision of school effects on individuals, evaluating the importance given to school processes, to learning contexts, to cultural transmission or acquisition, to the importance of writing and school culture as a product of knowledge in life cycles, in projects and in identity metamorphosis of subjects. In a moment of change in the Portuguese educational system, together with the implementation of new policy measures to less educated adult publics, these six persons found, in 2008, an opportunity to realize a life project, delayed for some and discontinued to others. The reasons for entering a graduate degree, in the School of Education and Social Sciences by the Polytechnic Institute of Leiria, are different for each subject, as well as the professional situation. The conclusion of the course was the culmination of a project that highlights transformations, not only at the level of cognitive measures, but also from the point of view of identity.
Description: Tese de Doutoramento em Antropologia
URI: http://hdl.handle.net/10071/6862
Thesis identifier: 101344015
ISBN: 978-989-732-442-0
Appears in Collections:T&D-TD - Teses de doutoramento

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