Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/6855
Autoria: Franklim, Mafalda Sofia Reis
Orientação: Marques, Susana
Data: 2013
Título próprio: Marketing plan for the Lisbon Zoo
Referência bibliográfica: Franklim, M. S. R.(2013). Marketing plan for the Lisbon Zoo [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6855
Palavras-chave: Marketing plan
Zoological market
Non-profit institutions
Marketing-mix
Plano de marketing
Mercado zoológico
Instituições sem fins lucrativos
Resumo: Lisbon Zoo, “Jardim Zoológico e de Aclimação em Portugal, S.A”, is a Portuguese zoological garden, located at the heart of the Lisbon City. The Lisbon Zoo is a private non-profit institution of public and educative utility. The park first opened the doors to the public in 1884 and it has now one of the finest collections of animals of the world. The main key success factors of the zoo rely on its biodiversity, history, offer in terms of product and service and location. The specialized staff with their profound dedication to the cause of preservation of species and education, make the park a reference of quality and innovation in the sector. The Lisbon Zoo is facing an extremely competitive market, characterized by the economic crisis and reduction of consumer’s buying power. The zoological market has suffered many changes in the last years in terms on enclosures, educational messages, interaction with animals and technology. The consumer’s habits and demands have also changed. In this sense, this project thesis proposes a marketing plan for the Lisbon Zoo with an external, internal and competitive analysis and implementation proposal. This implementation proposal consists on the development of the marketing strategy (strategic options: segmentation, targeting and positioning) and operational plan. The operational plan is the set of recommendations in terms of the marketing-mix: product, price, place and promotion. For the promotion it is proposed a communication plan for the year 2014.
O Zoo de Lisboa, "Jardim Zoológico e de Aclimação em Portugal, SA", é um jardim zoológico português, localizado no coração da cidade de Lisboa. O Jardim Zoológico de Lisboa é uma instituição privada sem fins lucrativos de utilidade pública e educativa. O parque abriu pela primeira vez as portas ao público em 1884 e tem hoje uma das melhores colecções de animais do mundo. Os principais factores de sucesso do zoológico estão relacionados com sua biodiversidade, história, oferta em termos de produto e serviço e localização. O staff especializado, com a sua profunda dedicação à causa da preservação das espécies e educação, tornam o Zoo numa referência de qualidade e inovação no sector. O Jardim Zoológico de Lisboa está a enfrentar um mercado extremamente competitivo, caracterizado pela crise económica e a redução do poder de compra do consumidor. O mercado zoológico tem sofrido muitas mudanças nos últimos anos em termos de instalações dos animais, mensagens educativas, interacção com animais e tecnologia. Os hábitos e exigências dos consumidores também se modificaram. Neste sentido, esta tese propõe um plano de marketing para o Jardim Zoológico de Lisboa, com uma análise externa, interna e competitiva e uma proposta de implementação. Esta proposta de implementação consiste no desenvolvimento da estratégia de marketing (opções estratégicas: segmentação, target e posicionamento) e o plano operacional. O plano operacional é o conjunto de recomendações em termos de marketing-mix: produto, preço, distribuição e comunicação. Para a comunicação é proposto um plano de comunicação para o ano de 2014.
Designação do grau: Mestrado em Marketing
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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