Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/6838
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, José Luís Mexia Fraústo Crespo de-
dc.contributor.authorPedro, Luís Lisboa de Sousa dos Santos-
dc.date.accessioned2014-04-01T12:52:43Z-
dc.date.available2014-04-01T12:52:43Z-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-04por
dc.identifier.citationPedro, L. L. S. S.(2013). Fusão Tam-lan: análise estratégica das perspetivas de futuro para a marca TAM [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6838pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/6838-
dc.description.abstractNo panorama da gestão e, em concreto, da gestão estratégica, as fusões e aquisições surgem como uma ferramenta de crescimento e desenvolvimento operacional largamente utilizada pelos gestores, sendo, também, um fenómeno bastante estudado e aprofundado pela literatura académica e científica. Este caso de estudo analisou, sob o ponto de vista da estratégia empresarial, a fusão entre as companhias aéreas chilena LAN e brasileira TAM, que deu origem à criação do grupo LATAM Airlines Group. Tratando-se de uma integração horizontal, na qual a TAM é adquirida pela LAN por meio da troca de ações, o objetivo fundamental deste trabalho foi desenvolver as ferramentas de análise estratégica que permitissem perspectivar as opções estratégicas de futuro para a marca TAM e entender qual o impacto que esta operação tem nas suas operações. Para tal, e seguindo a metodologia própria de um caso de estudo, foram colocadas questões pedagógicas, cuja resolução resulta da aplicação de ferramentas de análise estratégica.por
dc.description.abstractIn the management domain and, in particular, the strategic management’s stand, mergers and acquisitions are a frequently used tool in order for managers to achieve growth and operational development for their companies, being also a largely and profoundly studied topic by the academic and scientific literature. In this case study, the merger between the Chilean airline LAN and the Brazilian TAM, which gave origin to the Latam Airlines Group, was studied under the strategic management perspective. Being a horizontal integration type of merger, in which TAM was integrated by LAN through an exchange of shares, the fundamental objective of this study was to develop the strategic management tools that make it possible to debate the future strategic options for the TAM brand and to understand what is the impact in its operations. In order to accomplish these broader goals, and according to the case study methodology, pedagogical questions were raised, whose answer rely on the use of the strategic tools and analysis.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFusões e aquisiçõespor
dc.subjectIntegração horizontalpor
dc.subjectEstratégia empresarialpor
dc.subjectMercado de aviação comercialpor
dc.subjectMergers and acquisitionspor
dc.subjectHorizontal integrationpor
dc.subjectStrategic managementpor
dc.subjectAirline industrypor
dc.titleFusão Tam-lan: análise estratégica das perspetivas de futuro para a marca TAMpor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão-
thesis.degree.nameMestrado em Gestão-
dc.subject.jelG34-
dc.subject.jelM10-
dc.subject.jel1G Financial economics-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_luis_sousa_pedro.pdf3,19 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.