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http://hdl.handle.net/10071/6815
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Title: Touristic destination image : a study on Lisbon’s touristic destination image
Authors: Santos, Dulce Rosa
Orientador: Falcão, Pedro Fontes
Keywords: Turismo
Viagem
Marca
Marketing
Tourism
Travel
Brand marketing
Issue Date: 2013
Citation: SANTOS, Dulce Rosa - Touristic destination image : a study on Lisbon’s touristic destination image [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2013. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/6815>.
Abstract: A presente dissertação estuda a imagem turística de Lisboa, analisando, em detalhe, a sua estrutura e determinantes. O Turismo é um dos sectores mais importantes para qualquer economia. O enquadramento teórico sugere que conhecer a estrutura da Imagem de Destino Turístico, para uma localização específica, pode ter impactos significativos no marketing e estratégia turística. Apesar de não existir acordo, sobre qual o melhor modelo, o valor de aplicar o conhecimento teórico à área do Turismo é altamente reconhecido. Propõe-se uma metodologia que, primeiramente, analise as diferentes perspectivas de profissionais do meio, através de entrevistas. De seguida, e através de um questionário, pretende-se a recolha das perspectivas de turistas estrangeiros sobre a imagem turística de Lisboa, permitindo assim testar o modelo especificado, em termos das relações entre variáveis. Os resultados apontam para uma imagem muito positiva de Lisboa, em termos da imagem cognitiva, afectiva e geral. Os resultados permitem, também, concluir que imagem cognitiva e afectiva influenciam a imagem geral. No entanto, a influência de características demográficas, motivações pessoais e fontes de informação não é clara, com base nos resultados deste estudo. Conclui-se que a imagem de destino turístico obedece a uma estrutura que é valiosa para a avaliação da posição competitiva do destino. A maioria dos itens pertencentes à imagem cognitiva são bem classificados, tanto na importância como no desempenho, mas para turistas que não tenham visitado a cidade, muitos destes atributos parecem ser desconhecidos, algo que a promoção do destino necessita de melhorar.
This investigation studies the touristic destination image of Lisbon, analysing in detail its structure and determinants and also the situation of its cognitive image, in terms of importance-performance analysis. Tourism is one of the main sectors for any economy. The theoretical ground suggests that knowing and understanding the structure of tourism destination image, of a specific location, can have significant impacts in tourism marketing and strategy. Even though, there isn't an agreement in which model is the best, there is agreement that applying theory to the tourism field carries great value for the same. The proposed methodology consists in analysing the different views of tourism related professionals, through interviews and through a survey, supported in one of the models of tourism destination image, collect the views of foreign tourists on Lisbon's image, building a demographic and traveller profile, and test the TDI model. The results point to a very positive image of Lisbon, in terms of cognitive, affective and overall image. Also, the model in theory showed that cognitive and affective image both affect overall image. However, the influence of demographics, motivations and information sources wasn't clear from the results. In sum, tourism destination image proved to have some structure that can be valuable to understand the competitive position of the destination. Most cognitive image items are classified highly in performance and importance but they are unknown for prospective tourists and promotion needs to address this.
Description: Project submitted as partial requirement for the conferral of Master of Science in Business Administration / Classificação: M31 Marketing ; L83 Sports; Gambling; Recreation; Tourism
URI: http://hdl.handle.net/10071/6815
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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