Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/6809
acessibilidade
Title: Plano de negócios da Lusominerwater lda., empresa de exportação de águas engarrafadas minerais e de nascente para países do golfo pérsico
Authors: Sousa, José Luís Vicente de
Orientador: Falcão, Pedro Miguel Ribeiro Almeida Fontes
Keywords: Águas naturais engarrafadas
Internacionalização
Plano de negócios
Portugal
Bottled natural waters
Internationalization
Business plan
Issue Date: 2013
Citation: SOUSA, José Luís Vicente de - Plano de negócios da Lusominerwater lda., empresa de exportação de águas engarrafadas minerais e de nascente para países do golfo pérsico [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2013. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/6809>.
Abstract: Portugal, país intervencionado pela troika, vive numa situação de crise e contração económica e social que se agrava de dia para dia. Esta crise resulta da economia internacional e na incapacidade dos governos e/ou privados promoverem novos projetos. Desta forma é urgente uma estratégia de crescimento, para a subsistência enquanto entidade empresarial, da maioria das empresas que constituem o tecido empresarial português. Cada vez mais a estratégia de internacionalização das empresas portuguesas assume um papel fundamental como alavanca do crescimento económico, porque associada à internacionalização estão, regra geral, estratégias de aumento do volume de negócios, diminuição do risco e/ou dependência face ao mercado interno. Desta forma, o presente plano de negócios aborda um processo de internacionalização que visa a criação de uma empresa de exportação de águas engarrafadas naturais (LusominerWater Lda.). Visando um melhor aproveitamento da capacidade instalada deste setor industrial, a empresa celebrará com os engarrafadores portugueses contratos de exclusividade de exportação das bebidas para mercados que neste momento têm um consumo per capita, superior aos países da União Europeia, e/ou com perspetiva de crescimento percentual na ordem dos dois dígitos, e que se encontram fora dos mercados tradicionais de exportação. Com uma oferta alargada e consertada (trabalho em parceria) conseguir-se-á obter oportunidades e seguir um caminho de maior valorização dos recursos naturais - águas minerais naturais e de águas de nascente - evidenciando aspetos centrais e estratégicos do setor, tais como: diferenciação, qualidade, portugalidade, sustentabilidade, saúde e bem-estar. Os países alvo a exportar encontram-se na região do Golfo Pérsico.
Portugal, a country intervened by the so-called “troika”, lives in a situation of crisis and economic and social contraction that is worsening day by day. This is mainly caused by the international economy and the inability of governments and/or private companies to promote new projects. Therefore, it is urgent to find a strategy for the subsistence while business entity, of the majority of companies that constitute the Portuguese business community. Progressively increasing, the strategy of internationalization of Portuguese companies plays a key role as leverage for economic growth because, associated with internationalization, are generally increased turnover and a decreased risk and /or dependence on the internal market. Thus, this business plan addresses an internationalization process to export bottled natural waters (LusominerWater Lda). In view of a better exploitation of the installed capacity of this industry, the company will celebrate exclusive contracts with the Portuguese bottlers to export beverages for markets which are outside the traditional export markets but currently have a per capita consumption higher than the European Union countries, and/or a growth perspective percentage expanding at double-digits rate. A broad and cooperative offer (working in partnership) will bring new opportunities and strengthen the valorization of natural resources (natural mineral waters and spring waters), showing central and strategic aspects of the industry such as: differentiation, quality, “portugality”, sustainability, health and wellness. The target countries for export are in the Persian Gulf region.
Description: Projeto de Mestrado em Gestão / Sistema de classificação JEL: L66 – alimentos, bebidas. M13 - novas empresas
URI: http://hdl.handle.net/10071/6809
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Dissertação do mestrado VS versão 13.pdf3.77 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.