Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/6749
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBernardino, Luís-
dc.contributor.authorEsteves, Paula Roque-
dc.date.accessioned2014-03-25T20:31:49Z-
dc.date.available2014-03-25T20:31:49Z-
dc.date.issued2010-
dc.date.submitted2010-06por
dc.identifier.citationEsteves, P. R. (2010). Plano de comunicação do projecto "Green it" na Mainroad, SA [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6749pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/6749-
dc.descriptionProjetopor
dc.description.abstractConsumo e poupança energéticas são temas recorrentes em todos os meios de comunicação na actualidade. Adoptar uma atitude mais inteligente, face à utilização que fazemos dos recursos disponíveis, é algo de incontornável. Seja por razões de natureza financeira, motivos estratégicos ou simplesmente consciência ambiental, as grandes empresas começaram a preocupar-se com a forma como estão a gastar energia. Esta tendência mundial reflecte-se numa oportunidade de negócio que não passou despercebida, por exemplo, aos grandes fabricantes no domínio das tecnologias de informação, e tem sido notória a preocupação em vender produtos “green”, “amigos do ambiente” e de “baixo consumo”. É aliás uma percepção também dos marketeers (Caetano 2008) “…os gestores de marketing constataram que o desenvolvimento de produtos e processos de produção ecologicamente mais saudáveis, não só fornece a oportunidade de fazer correctamente as coisas, como pode contribuir para uma melhor imagem corporativa, economizando recursos financeiros e abrindo novos mercados”. Na Mainroad essa preocupação é uma realidade devido aos centros de dados que detém, com grande impacto no consumo energético da empresa e na sua “pegada de carbono”. Consequentemente, desenvolveu um produto que pretende contribuir para analisar o dimensionamento, arquitectura e gestão dos parques de TI, das empresas suas Clientes, bem como da própria Mainroad. Esta dissertação apresenta o Plano de Comunicação da Mainroad para a divulgação deste produto ao mercado, o qual oferece uma total capacidade de monitorização do consumo energético dos centros de dados e das ferramentas neles instaladas. Esta monitorização será crucial para CIOs e DSIs oferecendo métricas e dados que lhes permitirão uma melhor capacidade de gestão e decisão.por
dc.description.abstractThemes as energy consumption and energy saving are recurring subjects on the media. It is necessary to adopt a more intelligent attitude towards the use of available resources, not only because of the potential impact on natural resources, but also because of potential costs savings. Whether it’s a financial, strategic or environmental decision, companies are concerned with the way they are spending energy. This is a world tendency but also a business opportunity. To hardware and IT producers this opportunity has not gone unaware, and it has been obvious their concern with selling “green”, environmental friendly” or “low consumption” products. That is common to the marketers (Caetano, 2008), “…marketing managers have already perceived that ecologically friendly products or production processes, not only offer a better way of doing things, but can also contribute to improve the corporate image, reduce investments and open new markets”. In Mainroad that concern is already a reality due to the company’s data centers, which have a very significant energetic consumption impact to the company and also consequently in the company’s carbon footprint. Therefore, Mainroad developed a product/, which will contribute to analyze the dimension, architecture and management of the TI structures of companies. This dissertation presents Mainroad’s Product Communication Plan to market this product, which allows a new and more reliable monitoring capability of the energy consumption of data centers and its appliances. The output information is critical to CIOs and DSIs as it provides data and metrics that will allow better decisions and management capability.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectGreen ITpor
dc.subjectPlano de comunicaçãopor
dc.subjectCentros de dadospor
dc.subjectPegada-carbonopor
dc.subjectCommunication planpor
dc.subjectData centerspor
dc.subjectCarbon foot-printpor
dc.titlePlano de comunicação do projecto "Green it" na Mainroad, SApor
dc.title.alternativePlano de comunicação do projeto "Green it" na Mainroad, SA-
dc.typemasterThesispt-PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão-
thesis.degree.nameMestrado em Gestão-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
master_paula_roque_esteves.pdf
  Restricted Access
1,02 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.