Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/6720
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, José Luís Mexia Fraústo Crespo de-
dc.contributor.authorMonteiro, Maria Feijóo Leite-
dc.date.accessioned2014-03-25T11:55:04Z-
dc.date.available2014-03-25T11:55:04Z-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-04por
dc.identifier.citationMonteiro, M. F. L. (2013). O desenvolvimento estratégico da ISCTE Business School [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6720pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/6720-
dc.description.abstractA definição de estratégia é essencial para o sucesso de uma organização. Vive-se num mundo cada vez mais competitivo e global e é preciso saber diferenciar face aos concorrentes e aproveitar essa diferenciação para gerar vantagens competitivas. O trabalho tem como objetivo fundamental a compreensão e apresentação das principais ferramentas de análise e os racionais de formulação que permitem a definição de uma estratégia, partindo da análise de um caso de estudo em concreto – o desenvolvimento estratégico das licenciaturas da ISCTE Business School (IBS). O case study está estruturado por forma a englobar a apresentação do caso, a revisão de literatura, a metodologia e, por fim, a nota pedagógica. Na apresentação do caso, foram recolhidas as principais informações sobre as licenciaturas da IBS, introduzindo-se, primeiramente, o ISCTE-IUL como universidade em geral e, mais à frente, a IBS e os seus concorrentes. As referências bibliográficas recolhidas, referentes às ferramentas estratégicas, lato senso, serviram de base para a resolução do caso (nota pedagógica). Seguidamente, é explicada a metodologia utilizada na preparação do projeto, desenvolvendo e detalhando todos os passos para o desenvolvimento estratégico das licenciaturas da IBS. Por último, é realizada a nota pedagógica que aborda questões relativas ao público-alvo, aos objetivos pedagógicos, ao plano de animação e conclui com a resolução do caso. Na resolução do caso, são aplicados as aproximações estratégicas mais adequadas para o caso das licenciaturas da IBS, que foram desenvolvidas na revisão de literatura. Dos resultados da aplicação das análises e racionais de formulação surgem os ajustes aos caminhos escolhidos, visando potenciar a IBS.por
dc.description.abstractDefining a strategy is essential for the success of any organization. Business world is increasingly more global and competitive and there is a clear need to stand out from competitors and explore key distinguishing factors to create competitive advantages. This project has as ultimate goal understanding and presenting the main tools of analysis and the establishment of rationales that lead to the development of a strategy, by looking at a case study - the strategic development of the undergraduate program at ISCTE Business School (IBS). The study is structured in such a way that encompasses an introduction of the case, a literature review, a methodology description and a pedagogical note. Relevant information was gathered about the undergraduate program at IBS, to introduce the case and provide context. Such information covers ISCTE-IUL as a whole and, at a later stage, IBS and its competitors. Bibliographical references collected, regarding strategic tools, were used in the process of understanding and solving the case study (pedagogical note). Subsequently, the project's methodology is described, including a step-by-step explanation of the strategic development of IBS's undergraduate program. Finally, pedagogical note examines questions of target audience, pedagogical goals and the university's entertainment plan, and concludes with the resolution of the case. In such resolution, the project draws on the literature review to identify the more relevant strategic approaches and apply them to the case. This process resulted in the identification of potential adjustments to the current strategy, as a means of enhancing IBS.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectEstratégiapor
dc.subjectLicenciaturaspor
dc.subjectISCTE Business Schoolpor
dc.subjectIBSpor
dc.subjectStrategypor
dc.subjectDegreespor
dc.titleO desenvolvimento estratégico da ISCTE Business Schoolpor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão-
thesis.degree.nameMestrado em Gestão-
dc.subject.jelM10-
dc.subject.jelI23-
dc.subject.jel1I Health, education, and welfare-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_maria_leite_monteiro.pdf
  Restricted Access
2,23 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.