Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/6676
acessibilidade
Title: Análise da solução de frota numa empresa de distribuição: caso de estudo
Authors: Carvalho, Bernardo Pinto
Orientador: Martins, Ana Lúcia Henriques
Nunes, Ana Catarina
Keywords: Transporte
Logística
Frota
Serviço ao cliente
Custo
Caso de estudo
Transportion
Logistics
Fleet
Customer Service
Cost
Case Study
Issue Date: 2013
Citation: CARVALHO, Bernardo Pinto - Análise da solução de frota numa empresa de distribuição: caso de estudo [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2013. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/6676>.
Abstract: O transporte apresenta-se, nos dias de hoje, como uma das mais importantes atividades da logística, sendo responsável por uma parte significativa dos custos logísticos e do nível de serviço prestado ao cliente. Os custos de transporte têm sido muito afetados pelo aumento do preço dos combustíveis fósseis e assumem um peso, cada vez maior, na estrutura de custos logísticos das empresas. Deste modo, e para contrariar a tendência de subida dos custos, torna-se fundamental identificar uma estratégia de transporte que permita reduzir os custos e, simultaneamente, não afete negativamente os níveis de serviço acordados com os clientes. A identificação da melhor estratégia de transporte é um problema comum para as empresas, sobretudo as que estão ligadas à área da distribuição. A presente investigação tem como principal objetivo identificar, de um conjunto de cenários propostos e através de uma análise comparativa de cenários, uma nova solução de frota, que permita à Empresa em estudo, reduzir os seus custos de transporte, sem prejudicar os atuais níveis de serviço acordados com os clientes. A realização da presente investigação teve por base a adoção de uma metodologia por caso de estudo. O caso estudado é referente a uma pequena empresa portuguesa, que produz, importa e distribui um largo sortido de produtos, cuja distribuição é feita com recurso à utilização da frota própria e/ou de um subcontratado. Identificam-se os cenários de transporte alternativos, e caracteriza-se a atividade de transporte da Empresa, onde são referenciados os critérios chave da política de apoio ao cliente. É explicado o método utilizado para extrair e tratar os dados, provenientes do sistema de informação da Empresa. Por fim, são calculados os custos dos vários cenários e recorre-se a uma análise comparativa de cenários, que permite identificar a solução atual de transportes como a mais vantajosa. Por fim, são deixadas sugestões para futuras pistas que poderão trazer benefícios à Empresa.
Transportation can be seen nowadays as one of the most important activities in logistic, being a very decisive factor and responsible for a significant slice of the final cost presented to the customer in the entire logistic process. Costs inherent to transportation procedures, have recently been greatly affected by the ever-rising price of fossil fuels, and consequently, translate to an equally ever growing weight in the logistics bill for companies worldwide. Given this scenario, in order to fight and revert this inevitable trend, it is essential to develop a strategy that reduces transportation costs and at the same time, allows companies to maintain the expected, desired and agreed level of service quality and customer satisfaction. Identifying such a cost optimization method, is amongst the most common problems for firms, particularly the ones associated with the distribution business. In this essay, using an actual company as a research cornerstone, a number of proposed scenarios are thoroughly analyzed and compared, with the purpose of finding a new, more cost effective solution, to manage the vehicle fleet of the company in question, without sacrificing the current levels of service agreed with customers The following case-study regards a small Portuguese company that produces, imports and distributes a broad variety of products. As far as the distribution process is concerned, this firm either uses its own fleet or resorts to outsourcing other solutions. Alternative transport solutions are outlined, as the current company transportation modus operandi is carefully reviewed – never overlooking the key elements in the customer support policy. The methods to process the data retrieved from the company’s database, are meticulously explained. To sum up, the total costs from the various different hypotheses are calculated and put in direct comparison, which enables one to conclude that the current solution is actually the one from which the company can take the most benefit from. Lastly, suggestions that may help the company in future researches are left.
Description: Mestrado em Gestão
URI: http://hdl.handle.net/10071/6676
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Tese_Bernardo_Amaral_Marques_Pinto_Carvalho.pdf1.46 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.