Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/6655
Autoria: Alexandre, Teresa Margarida Furtado
Orientação: Ferreira, Aristides
Data: 2012
Título próprio: Proposta de desenvolvimento de uma academia de formação no sector hoteleiro: Caso "Inspira Santa Marta Hotel"
Referência bibliográfica: Alexandre, T. M. F. (2012). Proposta de desenvolvimento de uma academia de formação no sector hoteleiro: Caso "Inspira Santa Marta Hotel" [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6655
Palavras-chave: Hotelaria -- Hotel industry
Necessidades de formação -- Training necessities
Avaliação da formação
Competências -- Skills
Training evaluation
Resumo: O objectivo principal deste projecto prende-se com a elaboração de um plano de formação para futuros estagiários do hotel Inspira Santa Marta, através da realização de um diagnóstico de necessidades de formação. Para o levantamento de necessidades de formação, procedeu-se à realização de entrevistas semiestruturadas às chefias dos departamentos integrantes do plano de formação, usando o modelo tridimensional de Tannenbaum & Yukl (1990), nomeadamente, analisando as dimensões organização-tarefa-pessoa, de forma a perceber quais as necessidades de cada departamento ao nível da formação e ainda, usando o modelo de Donald Kirkpatrick (1994), dos quatros níveis de avaliação, para perceber quais os tipos de instrumentos e métodos de avaliação a empregar na formação. O diagnóstico é analisado através de uma análise do conteúdo das entrevistas.A partir dessa informação, será efectuada a proposta de planificação da formação, tendo em conta as necessidades analisadas anteriormente, potenciando, assim, a aprendizagem de novas competências por parte dos novos colaboradores/estagiários e, também, o aumento de colaboradores qualificados na organização.
The main goal of this project concerns the development of a training plan for future interns of Hotel Inspira Santa Marta, which was conducted by diagnosing training needs. For the needs assessment, it was processed by semi-structured interviews with the heads of each department included on the training plan, using the three-dimensional model of Tannenbaum & Yukl (1990), in particular, by examining the dimensions task-person organization in order to understand which the real needs of each department. Also using Donald Kirkpatrick (1994) model, the four levels of evaluation to provide which types of tools and methods to be used in training, in order to evaluate it through a content analysis of the interviews. From this information, it was proposed a training plan, taking into account the training needs discussed above, thus enhancing the learning of new skills for new employees / trainees and also the increase of qualified employees in the organization.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
master_teresa_furtado_alexandre.pdf
  Restricted Access
984,6 kBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.