Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/6628
Autoria: Fornelos, Catarina Alexandra da Rocha
Orientação: Marques, Susana Henriques
Data: 2013
Título próprio: O impacto da evolução tecnológica no mercado livreiro
Referência bibliográfica: Fornelos, C. A. R. (2013). O impacto da evolução tecnológica no mercado livreiro [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6628
Palavras-chave: Ebook
Livro
Sensação física do livro
Comportamento do consumidor
Book
Physical book sensation
Consumer behavior
Resumo: Este estudo enquadra-se no âmbito do Marketing e Comportamento do Consumidor, mais especificamente no comportamento de compra de livros em Portugal. Num contexto concorrencial cada vez mais complexo, é interessante analisar e refletir sobre as alterações que as mudanças evolutivas do paradigma geral têm vindo a provocar nos padrões de comportamento dos consumidores. Face ao aumento do poder do cliente como player do mercado, é cada vez mais importante que os modelos de negócios empresariais sejam orientados para a satisfação das necessidades do cliente, o que torna crucial avaliar as alterações de comportamento. O estudo avalia o impacto que alterações tecnológicas tiveram no mercado livreiro, especificamente o impacto que o desenvolvimento que um novo formato de leitura – o livro eletrónico - teve nos hábitos de consumo dos leitores, no processo de decisão de compra, bem como na relação do leitor com o livro. O projeto procura ainda identificar algumas variáveis relevantes no processo de decisão, bem como o seu peso em todo o processo de compra, comparativamente com estudos efetuados em outros países. Toda a investigação empírica teve por base os resultados obtidos através da realização de um inquérito por questionário aplicado a 197 indivíduos, maiores de 18 anos, que saibam o que é um ebook, de forma a dar consistência ao estudo, e limitados à área geográfica de Portugal. Os resultados obtidos demonstram uma forte resistência à mudança para o formato de leitura digital, sendo que grande parte dos indivíduos ainda prefere o formato impresso apesar de saber o que é um ebook e poder ter experimentado. Esta escolha é justificada principalmente pelo gosto pela sensação física do livro que é dificilmente reproduzido pelo formato digital. Conclui-se que a inovação é importante neste mercado para ir ao encontro dos early adopters, contudo há que ter em conta as preferências e necessidades da maioria dos consumidores.
This study fits within the Marketing and Consumer Behaviour, with special emphasis on the behavior of book purchasing in Portugal. In a competitive environment increasingly complex, it is interesting to analyze and reflect on the changes in the general context concerning the patterns of consumer behavior. Given the increasing power of the customer as a player in the market, it is extremely important that the enterprise business models are best suited to the client’s needs, which makes it crucial to assess changes in behavior. The study pretends to evaluate the impact that technological changes have had on the book market, specifically the impact that developing a new reading format - the e-book - had in the consumption habits of readers, in the process of purchase decision and in the relationship of the reader with the book. The project also pretends to determine some relevant variables in the decision process, as well as their weight throughout the buying process, and compare them with studies conducted in other countries. In order to give consistency to the study, every empirical research was based on the results obtained by a survey applied to 197 individuals geographically limited to Portugal, with more than 18 years who are familiar with the concept of the ebook. The results show a strong resistance in the change to digital reading and reveal that most people still prefer the printed format despite knowing what is an ebook and may have the experience. This choice is mainly justified by the taste for physical sensation of the book that is hardly reproduced by the digital format. We conclude that innovation is important in this market to meet the early adopters, but it must consider the preferences and needs of most consumers.
Designação do grau: Mestrado em Marketing
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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