Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/6618
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSimões, Ana Maria-
dc.contributor.advisorFreitas, Rita-
dc.contributor.authorNunes, Ana Maria Oliveira-
dc.date.accessioned2014-03-13T11:38:15Z-
dc.date.available2014-03-13T11:38:15Z-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-04por
dc.identifier.citationNunes, A. M. O. (2013). Diagnóstico e proposta de desenvolvimento do balanced scorecard na EDP soluções comerciais [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte.http://hdl.handle.net/10071/6618pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/6618-
dc.descriptionProjetopor
dc.description.abstractO processo de criação do mercado livre de energia em Portugal iniciou-se em 1997, com a aprovação da Diretiva 96/92/CE, que determinou a abertura gradual do mercado, tendo terminado em 2007 com a liberalização total. No início de 2013, todas as tarifas reguladas foram extintas tendo sido substituídas por tarifas transitórias com um fator de agravamento, como forma de incentivar os clientes a mudar do mercado regulado para o livre, até 2015. Estas crescentes evoluções criaram a necessidade da EDP Soluções Comerciais responder aos desafios resultantes do aumento da competitividade das empresas comerciais, uma vez que tem como missão a prestação de serviços de apoio a todo o processo comercial (contratação, faturação, cobrança, gestão da dívida, etc.) do seu cliente EDP Comercial. Apesar de haver uma inércia das pessoas à mudança, existem aproximadamente 4,5 milhões de clientes que até 2015 vão ter que optar por um comercializador do mercado livre deixando o comercializador do mercado regulado, a EDP Serviço Universal. Assim sendo, haverá um período de transição crítico pois as pessoas vão ter que mudar e poderão fazê-lo continuando numa empresa do Grupo EDP, escolhendo a EDP Comercial, ou, optando por outro comercializador como a Endesa, a GalpPower, a Iberdrola, etc.. Neste contexto, este projeto surge com o objetivo de propor um novo balanced scorecard para a EDP Soluções Comerciais assente nas aspirações estratégicas definidas para 2012-2015, para apoiar o seu cliente EDP Comercial a atingir a liderança do mercado, garantindo um cost to serve competitivo e obtendo um relacionamento excelente com o cliente final. Em suma, a construção deste balanced scorecard deverá apoiar os gestores na condução da estratégia, contribuindo para a tomada de decisão perante um cenário de mercado volátil e competitivo, ajudando desenvolver capacidades de resposta a novos desafios comerciais e de gestão.por
dc.description.abstractThe process for the energy free market in Portugal has started in 1997, under the Directive 96/92/CE, which has determined the graduate opening of the market has been closed in 2007 with the full and complete liberalization. In the beginning of 2013, all the regulated rates were closed and replaced by transitional rated, aside with a worsening factor, as an encouragement for customers decision toward the free market completion till 2015. This continuous development has created a need for a quick response from the EDP Soluções Comerciais facing an increasing challenge due to the hard competition from all the other companies operating in the market. Nowadays, there are approximately 4,5 millions of consumers which has to choose one from the various operators in the market, within the free market conditions, rather than the existing regulated operator EDP Serviço Universal. Being so there will be a critical transitional period where the people will either choose the offer from an EDP group company or one of the remaining pool of competitors. Within that surrounding context, this project arises with the goal and objective of proposing a new BSC – balanced scorecard – for EDP Soluções Comerciais, based on the strategic wishes defined for the period 2012/2015, supporting its customer EDP Comercial to hitting the leadership of the market, offering a competitive cost to serve and a closer approach the End user Customer. As a summary the creation of this BSC will support decision makers leading a winning strategy, contributing for the best decisions within a very volatile and competitive market, supporting the developing capabilities for any challenging commercial action/reaction which the management will require.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFinançaspor
dc.subjectMercado de energiapor
dc.subjectEstratégia comercialpor
dc.subjectBalanced Scorecardpor
dc.titleDiagnóstico e proposta de desenvolvimento do balanced scorecard na EDP soluções comerciaispor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão-
thesis.degree.nameMestrado em Finanças-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_ana_oliveira_nunes.pdf1,57 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.