Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/6610
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorÁvila, Patrícia-
dc.contributor.authorSilva, Maria Emília da Costa e-
dc.date.accessioned2014-03-12T14:13:52Z-
dc.date.available2014-03-12T14:13:52Z-
dc.date.issued2012-
dc.date.submitted2012-10por
dc.identifier.citationSilva, M. E. C.(2012). Regresso à “escola” depois dos 50: educação não formal no contexto da universidade da terceira idade [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6610pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/6610-
dc.descriptionTrabalho de projetopor
dc.description.abstractO presente trabalho de investigação tem como objetivo compreender, à luz da temática da aprendizagem ao longo da vida, como se processa a educação dos idosos num contexto institucional de uma Universidade da Terceira Idade (UTI). Tendo em conta que estas instituições praticam um modelo de programa educacional que difere do tradicionalmente adotado no sistema formal, nomeadamente em contexto escolar e universitário, iremo-nos debruçar no estudo da educação não formal, sendo o nosso principal objetivo contribuir para a compreensão os processos de educação e formação orientados para a população sénior. A nossa finalidade é perceber como se processa a aprendizagem não formal nas atividades desenvolvidas pelos alunos inscritos numa UTI e quais os motivos que os levam a procurar este tipo de instituições. Para isso, realizou-se um estudo de caso que nos permitiu analisar esta problemática mais de perto.por
dc.description.abstractThe goal of this investigation is to understand, according to the apprenticeship during our life, how does it work the aged education in an institutional context of an University of Third Age. So considering that these institutions brush up on a method completely different of those used by a formal system specially in a school and university context, we will go into in a non-formal educational study in what our mainly purpose is to contribute to the understanding of the process of education and training for senior population. Our purpose is to understand how does it work the non-formal learning activities undertaken by students enrolled in an Elderly University and what are the reasons that take them to choose this kind of institutions. Consequently, for that reason had been realized a case study that allowed us to check into this more closely.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectAprendizagem ao longo da vidapor
dc.subjectEducação e formação de Adultospor
dc.subjectEducação não formalpor
dc.subjectUniversidade da Terceira Idadepor
dc.subjectEnvelhecimento ativopor
dc.subjectLifelong learningpor
dc.subjectAdults education and trainingpor
dc.subjectNon formal educationpor
dc.subjectUniversity of third agepor
dc.subjectActive ageingpor
dc.titleRegresso à “escola” depois dos 50: educação não formal no contexto da universidade da terceira idadepor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia-
thesis.degree.nameMestrado em Sociologia-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_maria_costa_silva.pdf
  Restricted Access
497,98 kBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.