Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/6604
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMartinez, Luís Fructuoso-
dc.contributor.authorBarbosa, Pedro José Leonardo de Faria-
dc.date.accessioned2014-03-12T11:56:03Z-
dc.date.available2014-03-12T11:56:03Z-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-06por
dc.identifier.citationBarbosa, P. J. L. F. (2013). Análise do impacto da vergonha na tomada de decisão e comportamento pró-social [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6604pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/6604-
dc.description.abstractNo leque de emoções auto-conscientes que assumem uma grande importância a nível individual e interpessoal, encontra-se a vergonha. Esta emoção que faz parte do nosso quotidiano, apresenta impacto na forma como lidamos com as situações, tornando-se assim pertinente compreender os seus fundamentos de base. Vários estudos e pesquisas focadas na vergonha têm demonstrado e realçado os seus aspectos desfavoráveis e consequências negativas, defendendo a teoria de que esta emoção auto-consciente é dolorosa e apresenta somente um impacto profundamente negativo ao nível comportamental e psicológico. Diversos estudos identificaram um importante e crucial papel da vergonha na auto-regulação, nomeadamente na sua capacidade de estabelecer ou modificar o comportamento e pensamentos de um indivíduo, geralmente como resultado de um acto ou omissão, ou no sentido pessoal de uma falha ou defeito que irá levar ao desprezo e escárnio por parte de terceiros. No entanto, as teorias que se debruçam sobre as emoções morais assumem que a vergonha age como um dispositivo de compromisso, não só motivando o comportamento pró-social como também ajudando a reforçar normas sociais dentro das organizações levando consequentemente a melhores resultados de coesão social. O presente estudo recorreu a uma amostra de 108 alunos do ensino secundário e tem como finalidade descortinar o impacto da vergonha nos processos decisivos do dia-a-dia e no comportamento pró-social. No que diz respeito à vergonha, os resultados comprovaram a inexistência de uma influência directa no comportamento pró-social. Palavras-por
dc.description.abstractIn the range of the self-conscious emotions which are of great importance at individual and interpersonal level, we can find shame. Beyond to be part of our daily lives, this emotion has an impact on how we deal with situations, making it relevant to know their basic fundamentals. Several studies and researches focused in shame have shown the ugly aspects and negative consequences of shame, defending that this self-conscious emotion it’s painful and it only has a profound negative psychological and behavioural consequences. Manifold studies have identified an important and crucial role of shame in self-regulation, namely in it’s capacity in stablishing or modifying people thoughts and behavior, usually as the result of an act or omission which will elicit contempt or derision from others. Theories on moral emotions, however, assume that shame acts as a commitment device motivating not only prosocial behavior but also can help to reinforce social norms within the organizations and so help social cohesion. The present study it’s based on a sample of 108 secondary school students and it aims to unfold the impact of shame in our decision-making and prosocial behavior. Results have proved the abstinence of a direct influence caused by shame on the prosocial behavior.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectVergonha -- Shamepor
dc.subjectEmoções moraispor
dc.subjectComportamento pró-socialpor
dc.subjectEscala de valores e orientações sociaispor
dc.subjectMoral emotionspor
dc.subjectProsocial behaviorpor
dc.subjectScale of social value orientationspor
dc.titleAnálise do impacto da vergonha na tomada de decisão e comportamento pró-socialpor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.identifier.tid201072998-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia-
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Social e das Organizações-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_pedro_faria_barbosa.pdf991,99 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.