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dc.contributor.advisorRamalho, Nelson-
dc.contributor.authorAlves, Cláudia Patrícia da Cruz-
dc.date.accessioned2014-03-12T11:12:15Z-
dc.date.available2014-03-12T11:12:15Z-
dc.date.issued2009-
dc.date.submitted2009-09por
dc.identifier.citationAlves, C. P. C. (2009). Criação de climas de aprendizagem organizacional: os papéis da comunicação, confiança na administração e cumprimento do contrato psicológico [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte.http://hdl.handle.net/10071/6599pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/6599-
dc.description.abstractO clima de aprendizagem organizacional é essencial numa economia de conhecimento. O papel que a confiança organizacional, as práticas de comunicação organizacional e o cumprimento do contrato psicológico desempenham na criação de um contexto baseado na aprendizagem organizacional é o objectivo deste estudo. Prevemos que exista uma mediação da confiança na alta administração e do contrato psicológico na relação entre a comunicação e o clima de aprendizagem. A amostra é composta por 342 colaboradores de uma empresa do sector dos transportes e os testes foram realizados através de um modelo de equações estruturais. Os resultados evidenciam uma mediação total entre as práticas de comunicação organizacional, a confiança na alta administração e o clima de aprendizagem organizacional, mas não em relação à variável contrato psicológico. Os resultados são conclusivos à luz da relevância teórica evidenciada no âmbito deste tema, e adicionalmente introduzem uma variável nesta relação que remete para o papel que a confiança na alta administração desempenha em contextos organizacionais de aprendizagem.por
dc.description.abstractThe learning organizational climate is essential in a knowledge economy. The present paper intends to study the role of the organizational trust, psychological contract and organizational communication on the development of a learning organizational climate. We hypothesize that there is a mediating effect of the trust on the board and of the psychological contract on the organizational communication and the learning organizational climate. The sample is composed by 342 employees of a Portuguese transport company and the model was tested by means of structural equations. Findings indicate a total mediating effect of the trust on the board between the organizational communication and the learning organizational climate, but no significant effects were found for the psychological contract. Results are conclusive and supportive of the theoretical relevance of the study, and additionally, a relevant variable is introduced in this relation thus showing the importance that trust on the board has on the creation of learning organizational climates.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectConfiança na alta administraçãopor
dc.subjectComunicação organizacional -- Organizational communicationpor
dc.subjectClima de aprendizagempor
dc.subjectContrato psicológicopor
dc.subjectTrust on the boardpor
dc.subjectLearning climatepor
dc.subjectPsychological contractpor
dc.titleCriação de climas de aprendizagem organizacional: os papéis da comunicação, confiança na administração e cumprimento do contrato psicológicopor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia-
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Social e das Organizações-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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