Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/6590
Autoria: Martins, Ana Catarina Mendes
Orientação: Calheiros, Maria Manuela
Data: 2013
Título próprio: Auto-representação na adolescência: avaliação e processo de construção
Referência bibliográfica: Martins, A. C. M. (2013). Auto-representação na adolescência: avaliação e processo de construção [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6590
ISBN: 978-989-732-365-2
Palavras-chave: Auto-representação
Adolescência -- Adolescence
Looking-glass self
Relação pais-filhos
Self-representation
Looking-glass self
Parent-child relationship
Resumo: A forma como os indivíduos pensam sobre si é uma variável central na compreensão e explicação do comportamento e do processamento de informação. A construção da auto-representação ocorre ao longo do desenvolvimento, mas adquire especial relevância na adolescência. A perspectiva da Psicologia Social foi adoptada neste trabalho, em particular, o enfoque na multiplicidade das auto-representações, a organização cognitiva da informação e a influência social. Face à lacuna existente na literatura de medidas validadas para adolescentes, na primeira parte deste trabalho foram desenvolvidos seis estudos. Nos três primeiros estudos, através da análise de livros escolares e da auto-descrição de adolescentes, foi identificado um conjunto de atributos que após terem sido avaliados quanto à sua valência e relevância permitiram a identificação de um conjunto final de 32 atributos. No estudo 4 foi validada uma escala de complexidade da auto-representação e no estudo 5 e 6 uma escala de auto-representação. As duas escalas revelaram ser medidas apropriadas para avaliar a complexidade da auto-representação e a auto-representação de adolescentes dos 12 aos 16 anos, bem como na identificação de diferenças em função da idade e do género. Na segunda parte, foi analisado a influência da relação pais-filhos na construção da auto-representação, através do teste da hipótese do looking-glass self. De acordo com esta hipótese a influência da hetero-representação na auto-representação é mediada pela meta-representação. No estudo 7 foi confirmada a hipótese considerando como outros significativos o pai e a mãe. Foi ainda verificado que o género e a percepção de suporte moderam o impacto da hetero-representação na meta-representação. Verificou-se ainda que o tipo de relação, a idade dos adolescentes e a percepção de interacção negativa na relação pais-filhos não moderam a relação entre a hetero-representação e meta-representação.
The way individuals think about themselves is a central variable in understanding and explaining individual‘s behavior and information processing. The construction of self-representation occurs throughout development, but becomes particularly relevant in adolescence. Adopting a psychosocial perspective, we were particularly interested in self-representations‘ multiplicity, self-structure and social influence. Given the gap in the literature of validated measures for adolescents, in part one six studies were developed. In the first three studies, a set of attributes were identified through school books and adolescents‘ self-description content analysis. Then attributes‘ relevance and valence was evaluated and a final set of 32 attributes was identified. Two scales were then developed and validated: in study 4 a self-complexity scale for adolescents and in study 5 and 6 a self-representation scale for adolescents. Both scales were found to be suitable measures for adolescent‘s self-complexity and self-representation assessment, as well as for age and gender differences identification. In part two, the influence of parent-child relationship in the construction of adolescent‘s self-representation was analysed through the test of the looking-glass self hypothesis. According to this hypothesis the impact of hetero-representation in self-representation is mediated by meta-representation. In study 7 the hypothesis was confirmed. It was also found that gender and adolescent‘s support perceptions moderate the impact of hetero-representation in meta-representation. It was also found that the type of relationship, age and negative interaction perceptions in the parent-child relationship did not moderate the relationship between parent‘s hetero-representation and adolescent‘s meta-representation.
Designação do grau: Doutoramento em Psicologia Social e Organizacional
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

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