Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/6583
Autoria: Reynaud, Darya de Miranda
Orientação: Janovsky, Jürgen
Data: 2012
Título próprio: Challenges of virtual team leadership: Cisco systems case
Referência bibliográfica: Reynaud, D. M. (2012). Challenges of virtual team leadership: Cisco systems case [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6583
Palavras-chave: Virtual team
Leadership
Cisco
Multinational enterprise
Equipa virtual
Liderança
Empresa multinacional
Resumo: In recent decades, a powerful trend has emerged in teams across organizational boundaries, as well as a dramatic change to the face-to-face aspects of common work relationships. The Internet and a quick development in electronic technologies have created an unprecedented ability to work together from a distance. In the conditions of every time more tough competition internationally, Cisco Systems, a multinational company of the US origin, acting in the area of networking equipment, is constantly striving to excel its performance via improving the technology, processes and investing into its human capital. Being one of the market leaders in the development of hardware and software enabling distant, or virtual, team work - Cisco itself has been largely using a model of virtual networks and virtual teams in various business units. In this thesis, the author explores the concept of a virtual team and conducts a study of sixteen virtual teams at Cisco Systems to evaluate the state of their current functioning, identify strengths and challenges, revise the existing managerial solutions and suggest improvements. As a result of the research, the author proposes a model of successful virtual team tailored for the environment of Cisco Systems accompanied with a series of recommendations, which could also be useful for other multinational companies.
Durante as últimas decadas tem-se revelado uma forte tendência para a gestão das equipas para além das fronteiras organizacionais, dando origem a uma alteração profunda das relações de trabalho orientadas essencialmente para a componente presencial. A Internet e a rápida evolução das tecnologias de informação criaram uma oportunidade única para o trabalho à distância. Num cenário cada vez maior de competitividade internacional, a Cisco Systems, uma empresa multinacional de origem norte-americana, focada na área dos equipamentos de rede e comunicações, na sua constante procura da excelência de desempenho, apostou na melhoria contínua da tecnologia, dos processos e do investimento no seu capital humano. Sendo um dos líderes do mercado no desenvolvimento de hardware e software, que possibilita o trabalho à distância, ou o trabalho virtual – a própria Cisco tem recorrido largamente ao modelo de redes virtuais e equipas virtuais nos seus diversos departamentos. Na presente tese, o autor explora o conceito da equipa virtual e elabora um estudo baseado em 16 equipas virtuais da Cisco Systems, por forma a avaliar a prática atual, identificando os pontos fortes e os desafios, revendo as soluções existentes de gestão e propondo melhorias. Como resultado da pesquisa, o autor sugere um modelo de sucesso assente em equipas virtuais adequada ao ambiente da Cisco Systems, lançando um conjunto de recomendações, que possam ser úteis a outras empresas multinacionais.
Designação do grau: Mestrado em Gestão Internacional
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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