Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/6568
Autoria: Paiva, Inna Choban de Sousa
Orientação: Lourenço, Isabel
Data: 2013
Título próprio: Earnings management in family firms
Referência bibliográfica: Paiva, I. C. S. (2013). Earnings management in family firms [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6568
ISBN: 978-989-732-337-9
Palavras-chave: Manipulação dos resultados
Empresas familiares
Teoria da agência
Dimensão da empresa -- Size of the company
Earnings management
Family firms
Agency theory
Resumo: O nosso estudo investiga a manipulação dos resultados nas empresas familiares cotadas. Analisamos de que modo os incentivos para manipulação dos resultados podem ser diferentes, nas grandes empresas familiares e nas pequenas empresas familiares, destacando as diferenças em relação às não familiares. O nosso estudo empírico baseia-se em empresas do Reino Unido, incluídas na Bolsa de Valores de Londres, e o seu nível de accruals discricionários. Os nossos resultados demonstram que, as grandes empresas familiares têm inferiores níveis de manipulação de resultados, enquanto que as pequenas empresas familiares têm superiores níveis de manipulação de resultados, em comparação com as empresas não familiares. Tais resultados confirmam extensos estudos empíricos efetuados para as empresas situadas nos Estados Unidos indicando que as grandes empresas familiares enfrentam de forma menos severa o problema de agência tipo II do que as empresas não familiares, bem como estudos empíricos efetuados para as empresas situadas em países da Europa indicando que as pequenas empresas familiares enfrentam de forma mais severa o problema de agência tipo II do que as empresas não familiares. Os nossos resultados sugerem que a dimensão da empresa é uma característica que influencia os incentivos para a manipulação dos resultados nas empresas, de uma forma diferente, de acordo com a variação do problema de agência tipo I e tipo II.
Our study investigates the earnings management in publicly listed family firms. We also examine whether the incentives of earnings management are likely to be different in large family firms, small family firms, highlighting the differences from non-family firms. Our empirical study relies on the United Kingdom firms included on the London Stock Exchange and on their level of discretional accruals. Our results demonstrate that large family firms have lower level of earnings management, whereas small family firms have higher level of earnings management as both compared to non-family firms. They confirm broad findings from Unites States literature which indicate that large family firms face less severe type II agency problem than non-family firms, as well as findings in European literature which indicate that small family firms face more severe type II agency problem than non-family firms. Our findings suggest that firm size is a characteristic of firms that influences the earnings management incentives in family firms differently, according to the variation in the severity of the type I and type II agency problem.
Designação do grau: Doutoramento em Contabilidade
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

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