Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/6534
Autoria: Silva, Rita Isabel Esteves
Orientação: Serrasqueiro, Rogério
Trindade, Graça
Data: 2012
Título próprio: Factores determinantes nas decisões de outsourcing: análise de uma situação real
Referência bibliográfica: Silva, R. I. E. (2012). Factores determinantes nas decisões de outsourcing: análise de uma situação real [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6534
Palavras-chave: Outsourcing
Make or buy
Contratação externa
Contracting out
Resumo: O fenómeno do outsourcing é visto, hoje em dia, como uma prática generalizada na maioria das empresas. O controlo total de todas as actividades e uma estrutura vertical deixaram de fazer sentido porque impedem o bom desempenho e a flexibilidade na resposta a novos desafios. As empresas ao procurarem ser mais competitivas têm que ser capazes de responder às constantes alterações ocorridas no mercado de forma a conseguirem ganhos de produtividade, reduções de custos, optimização de recursos e de melhoria da imagem e da qualidade dos seus produtos e serviços. Nesse sentido, apesar de todos os riscos que lhe possam estar associados, o outsourcing é uma ferramenta de gestão que tem ganho grande importância e, se for bem aplicada, pode ser vista como uma boa solução para as empresas. Dada a importância que o outsourcing tem, torna-se necessário fazer o seu enquadramento do ponto de vista teórico pelo que se procedeu a uma revisão de literatura sobre o tema. Conceptualmente, o outsourcing pode ser enquadrado em duas teorias organizacionais distintas mas complementares, designadamente a Transaction Costs Theory (TCT) e a Resource Based View (RBV). Dada a referida importância do outsourcing no actual ambiente de negócios, ganha grande relevo a existência de um quadro conceptual que possa assistir os gestores nas respectivas tomadas de decisão com ele relacionadas. Por recurso à análise de um conjunto de decisões de outsourcing ocorridas numa empresa, procedeu-se à descrição das práticas seguidas por referência a um modelo teórico adaptado da literatura, procurando concluir a partir de um caso estudo, sobre que principais factores foram considerados nas decisões e respectivo enquadramento nas teorias citadas. Não foi possível concluir a predominância de uma teoria organizacional face à outra.
Outsourcing is seen today as a general practice in most organizations. Complete control over all activities and a vertical structure no longer make sense because they prevent the good performance and flexibility in responding to new challenges. Companies seeking to be more competitive must be able to respond to the ever changing market in order to achieve productivity gains, cost reduction, optimization of resources and to improve the image and quality of their products and services. Therefore, despite all the risks that are associated with outsourcing, it is a management tool that has become ever more important and, if properly implemented, can be a good solution for companies. Given the importance that outsourcing has, it was necessary to analyse outsourcing from a theoretical point of view, so a review of the literature on the subject was made. Conceptually, outsourcing can be framed in two distinct but complementary organizational theories, namely the Transaction Costs Theory (TCT) and the Resource Based View (RBV). Due to the aforementioned relevance of outsourcing in the current business environment, the existence of a conceptual framework that can assist managers in their decision-making in this regard is of great importance. Through the analysis of a set of outsourcing decisions of a company, we proceeded to describe the practice, referencing a theoretical model adapted from the literature, seeking to reach conclusions, based on the case study, on which main factors were taken into consideration in the decisions and on their adequacy to the theories mentioned. It was not possible to reach a conclusion on the predominance of an organizational theory over the other.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Serviços e da Tecnologia
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_rita_esteves_silva.pdf
  Restricted Access
1,68 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.