Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/6509
Autoria: Luís, Vanessa Filipa Augusto
Orientação: Rosário, Mafalda Santos de Andrade do
Data: 2010
Título próprio: Projecto de investimento: restaurante comidas e cantos do mundo
Referência bibliográfica: Luís, V. F. A. (2010). Projecto de investimento: restaurante comidas e cantos do mundo [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6509
Palavras-chave: Cultura
Projeto de investimento
Restauração
Gastronomia
Resumo: O consumidor actual quer muito mais, procura experiências e investir significados sociais e emocionais nos bens que adquire. Esta alteração é verificada também na procura de estabelecimentos de restauração, o consumidor procura identificar-se com o posicionamento do restaurante que frequenta e o lado imaginário do mesmo. Há assim uma busca constante por novos locais e novas experiências. Em Lisboa essa tendência é ainda mais acentuada, por se tratar da capital e se assumir cada vez mais como uma cidade multicultural. Como resposta a esta oportunidade de mercado, surgem estabelecimentos de restauração diferentes do conceito tradicional procurando diferenciar-se de uma forma arrojada através do espaço físico e/ou da oferta gastronómica. Contudo, há ainda respostas por dar à procura actual. É neste sentido, que surge a oportunidade para a criação deste projecto, um restaurante com serviços de cafetaria que promete aliar a uma boa refeição, conhecimento, experimentação e diversão, através de programação cultural, workshops e outras actividades - o Restaurante Comidas e Cantos do Mundo. Nesta perspectiva trabalhou-se uma estratégia de desenvolvimento do projecto de investimento, cuja aspiração é oferecer um serviço de restauração e cafetaria de qualidade, respondendo às novas necessidades dos consumidores e acrescentando valor a este mercado. A diferenciação deste projecto é identificada através de características como programação cultural, oferta de menus variados num único espaço característico da cultura e o envolvimento do cliente com o espaço através das actividades promovidas no mesmo. Por fim, como ideia central, este projecto pretende assumir a palavra ―experiência‖ em todas as vertentes: conhecer outras culturas através dos menus culturais (sentir), espaços característicos (percepção), programação cultural (sentir), atendimento ao cliente e comunicação interna e externa (sentir).
Nowadays, the consumer is a lot more demanding. He searches for new experiences, in which he can find some social meaning, and buys products with emotional feeling. This change can also be seen in the search for restaurants. The consumer tries to identify himself with the ambience of the restaurant that he chooses. Due to this, there is a continuous search for new places and experiences. In Lisbon, this trend is even more noticeable, since it is the capital of Portugal and a multicultural city. In order to follow this market opportunity, different kinds of restaurants are being established, as to try to differentiate from the ones that people are used to, with its bold decoration and gastronomical offer. Besides all this, there is still market to be explored. Regarding that, this project came along, a restaurant with coffee shop services along with a good meal, knowledge, new experiences and fun, through a multicultural program, workshops or other activities – the ―Restaurante Comidas e Cantos do Mundo‖. Taking all this in mind, a development strategy of the investment project was worked on, which goal was to offer a quality coffee shop and restaurant services, according to the new needs of the consumers, while enriching the value of this market. The differentiation of this project is through its characteristics as a cultural program, offering all sorts of dishes in a single space according to the culture and the embracing of the client with the space ambience through the activities performed in it. In sum, as a main idea, this project wants to take the word ―experience‖ as a whole: to meet other cultures through cultural dishes (to feel), characteristic spaces (perception), cultural program (to feel), client support and internal and external communication (to feel).
Designação do grau: Mestrado em Marketing
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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