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http://hdl.handle.net/10071/6500
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Title: Projecto empresa: financiamento wholesale & retalho
Authors: Rias, João Paulo de Oliveira Andrade
Orientador: Ferreira, Pedro Nuno Rodrigues
Miguel, António Manuel Corte Real de Freitas
Keywords: Crédito ao consumo
Financiamento de stocks
Financiamento de retalho
Modelo de negócio de financeiras de marca (Cativas)
Consumer finance
Wholesale financing
Retail financing
Captive finance business model
Issue Date: 2012
Citation: RIAS, João Paulo de Oliveira Andrade - Projecto empresa: financiamento wholesale & retalho [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/6500>.
Abstract: O tema desta dissertação é a capacidade de leverage1 que a linha de negócio do financiamento de wholesale apresenta sobre a linha de negócio do financiamento de retalho. De facto, a opção estratégica de financiar a linha de negócio de wholesale, apesar da sua baixa rentabilidade direta e elevado investimento de capital, potencia a rentabilidade da linha de financiamento de retalho e como consequência a rentabilidade global do negócio da financeira. As sociedades contemporâneas experimentaram nas últimas décadas mudanças tão rápidas e profundas que alteraram a maior parte dos comportamentos. Como resposta, e, muitas vezes, antecipando e propiciando até essas transformações, a lógica dos mercados modificou-se tendo em vista a otimização dos lucros. O sector automóvel não ficou imune a este padrão e procurou as melhores soluções para aumentar as vendas. Como diz Lipovetsky, “nasceu uma nova modernidade: ela coincidiu com a ‘civilização do desejo’ que se formou ao longo da segunda metade do século XX. […] O sistema fordiano hiperconsumismo, assente na difusão de produtos estandardizados, deu lugar a uma economia de variedade e da reatividade em que, não só a qualidade, mas também o tempo, a inovação e a renovação dos produtos se tornaram critérios de competitividade das empresas. Em simultâneo, a distribuição, o marketing e a comunicação inventaram novos utensílios destinados a conquistar mercados.» (Lipovetsky, 2009: 7-8) A febre do consumo, o turboconsumismo, como o batizou o filósofo francês engendrou novas fórmulas para que as pessoas possam aceder a diferentes bens, recorrendo ao crédito. Como explorar criativamente essas modalidades para as financeiras do ramo automóvel é o tema do presente estudo.O meu propósito é o de aproveitar a experiência profissional e académica dos últimos anos e tratar os dados empíricos de forma a atingir conclusões que possam ser validadas pela comunidade académica e que propiciem elementos de debate para todos os que intervêm nesta área nos planos prático e teórico.
The theme of this dissertation is the ability to leverage3 that the line of business of wholesale funding4 shows on the business line of retail funding. That is, the strategic option of financing the business line of wholesale, despite its low direct profitability and high capital investment, powers the profitability of retail funding and consequently the overall profitability of the business of finance. In recent decades, contemporary societies have experienced such rapid and profound changes that they have altered most of their behaviors. Often anticipating and providing up to these transformations, the logic of the markets has changed in order to optimize its own profits. The automotive sector was not immune to this standard and sought the best solutions to increase sales. As Lipovetsky said, "a new modernity was born: it coincided with the ‘civilization of desire' that took form over the second half of the twentieth century. [...] The hyper-consumerism Fordist system, based on the diffusion of standardized products, led to an economy of variety and reactivity, whereby not only the quality but also the time, innovation and renewal of products have become the competitive criteria of companies. At the same time, distribution, marketing and communication invented new tools to conquer the markets." (Lipovetsky, 2009: 7-8). The fever of consumption, the turbo- consumerism, as the French philosopher named it, engendered new formulas so that people can access different goods using credit. How to creatively exploit those modalities for the automotive financial industry is the subject of this study.My purpose is to avail my work and academic experience in the area of business finance and treat the empirical data in order to reach conclusions that can be validated by the academic community and provide elements for discussion to all those involved in this area in theoretical and practical plans.
Description: Projeto / JEL Classification System: A - General Economics and Teaching; A2 - Economic Education and Teaching of Economics; A20 – General D – Microeconomics; D4 - Market Structure and Pricing; D49 - Other G - Financial Economics; G2 - Financial Institutions and Services; G21 - Banks; Other Depository Institutions; Micro Finance Institutions; Mortgages
URI: http://hdl.handle.net/10071/6500
Designation: Mestrado em Gestão
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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