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http://hdl.handle.net/10071/6487
Autoria: | Santos, João Marcos Correia da Silva |
Orientação: | Garrido, Margarida |
Data: | 2010 |
Título próprio: | Ancoragem espacial da memória: explorando a dimensão vertical |
Referência bibliográfica: | Santos, J. M. C. S. (2010). Ancoragem espacial da memória: explorando a dimensão vertical [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6487 |
Palavras-chave: | Memória Cognição situada Corporalização Valência Posição espacial Dimensão vertical Memory Situated cognition Embodiment Valence Spatial position Vertical dimension |
Resumo: | Com base nas recentes teorias da cognição situada e corporalizada, a presente tese
explora o impacto da associação entre a valência de conceitos e posição vertical, no processo
mnésico. Esta associação foi testada experimentalmente num delineamento com três
condições inter-participantes: numa primeira condição, após lerem cartões com palavras de
valência positiva, negativa ou neutra, os participantes colocavam os cartões numa prateleira
superior ou inferior conforme indicado no cartão por um sinal de orientação vertical; numa
segunda condição os participantes executavam o mesmo procedimento, mas a relação
implícita entre valência e posição espacial era reforçada através de um sinal positivo colocado
na prateleira superior e um sinal negativo colocado na prateleira inferior; a terceira condição
diferia das restantes pelos sinais das prateleiras se encontrarem invertidos. Posteriormente os
indivíduos eram convidados a recordar as respectivas palavras. Os resultados indicam uma
maior facilidade de recordação na segunda condição, quando havia compatibilidade entre
valência e posição. Based on recent situated and embodied theories of cognition, the present work explores the impact of the link between valence and vertical position on the memory process. This link was experimentally tested in a between subject design with three conditions: in the first condition, after reading cards with negative, positive and neutral words, participants were invited to place these cards in a upper or lower shelf, according to the sign indicated on the cards; the second condition involved the same procedure, however the implicit link between valence and spatial position was reinforced by a positive sign on the upper shelf and a negative sign on the lower shelf; in the third condition the valence signs were reversed. Subsequently, participants were asked to free recall all the presented words. The results indicate a better memory performance in the second condition, namely when there was compatibility between valence and spatial position. |
Designação do grau: | Mestrado em Psicologia Social e das Organizações |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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