Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/6448
Autoria: Sequeira, André Pinho de Sousa
Orientação: Bento, Paulo
Data: 2013
Título próprio: Plano de negócios ICAT
Referência bibliográfica: Sequeira, A. P. S. (2013). Plano de negócios ICAT [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6448
Palavras-chave: Incubação de empresas
Universidade
Empreendedorismo -- Entrepreneurship
Start-ups
Plano de negócio -- Business plan
Business incubation
University
Resumo: As Incubadoras de Empresas universitárias são encaradas como uma estratégia de promoção e desenvolvimento de empresas de base tecnológica. Num contexto de crise, que se prolongará por longos anos, a sua relevância será ainda mais acentuada na medida em que contribuem para estimular a atividade económica, criar postos de trabalho e reforçar a coesão económica e social de regiões. O trabalho desenvolvido tem como objetivo a implementação de um plano de negócios para o ICAT - Instituto de Ciência Aplicada e Tecnologia – cuja ideia fundamental é provocar uma disrupção na atividade da organização, enquanto incubadora de empresas da Universidade de Lisboa. Tendo em consideração não só as melhores práticas internacionais deste setor, mas também a necessidade de prosseguir com o processo de solvência do instituto, definiu-se uma estratégia com o intuito de o viabilizar no curto e médio prazo. Em suma, através de um reposicionamento estratégico é possível não só a viabilização económica e financeira, mas também um upgrade enquanto incubadora de base tecnológica e, por conseguinte, a geração de riqueza, económica e social, para a sociedade.
University Business Incubators are seen as a promotion and development strategy of technology-based companies. In a crisis context, which will last for many years, their relevance will more striking as an initiative that contributes to economic stimulus, through jobs creation and reinforcing economic and social cohesion of regions. The project´s goal is to develop a business plan for ICAT - Institute of Applied Science and Technology. The main purpose is to cause a disruption in the organization´s activity, as business incubator of the Lisbon University. Having taken into consideration not only the international best practices for this sector but also the need comply with the solvency plan, a strategy was defined is order to achieve a middle term viability for the Institute. In sum, it was found that through a strategic shifting it is possible to upgrade towards a technology-based incubator and also settle an economic and financial feasibility, therefore being able and create wealth, economic and socially, for society.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_andre_pinho_sequeira.pdf1,07 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.