Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/6447
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLage, Miguel Jorge da Cruz-
dc.contributor.authorFrancisco, Gil Miguel Mendes-
dc.date.accessioned2014-02-13T09:30:57Z-
dc.date.available2014-02-13T09:30:57Z-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-04por
dc.identifier.citationFrancisco, G. M. M. (2013). O impacto das redes sociais online nas PME excelência: perspectiva dos gestores de topo [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6447pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/6447-
dc.description.abstractCom esta investigação, pretende-se efectivamente descobrir particularmente quais as razões para a presença nas redes sociais online no contexto das PME Excelência e os obstáculos apontados para a não utilização das mesmas ou para uma menor aposta nestas plataformas sendo estes os dois principais objectivos a atingir com esta investigação. Trata-se de verificar se as PME Excelência alvo de estudo participam activamente nas redes sociais e se não o fazem qual a justificação para isso. Ficar a conhecer quais as acções que devem ser tomadas pelas PME Excelência para que a presença nas redes sociais torne-se benéfica para as mesmas é outro dos objectivos a alcançar com esta investigação. Para este efeito, foi adoptada como metodologia uma investigação qualitativa. Esta investigação teve como base entrevistas semi-estruturadas dirigida a 15 gestores de topo de PME Excelência 2011 dos mais variados sectores de actividade. As conclusões desta investigação revelam pouca participação das PME Excelência enquanto plataforma de comunicação com actuais clientes. Verifica-se assim que no presente as redes sociais não são fundamentais para o negócio das PME visto não serem os canais de comunicação e divulgação mais adequados. Contudo, as redes sociais são consideradas plataformas com grande potencial e uma mais-valia para as empresas. Perspectiva-se que as redes sociais tornem-se no futuro plataformas com maior importância no contexto das PME. Conclui-se também que o maior ou menor benefício com a presença nas redes sociais está dependente principalmente da área de actuação das empresas e do seu target. A forma como são geridas as redes sociais também influencia o benefício a retirar das redes sociais.por
dc.description.abstractThe main goals of this dissertation is to acknowledge which are the main reasons for the integration of social networks on SMEs Excellence and the existent obstacles for the non-integration or less invest on these platforms. It is to determine if the SMEs Excellence which were studied actively participate in social networks and do not and what is the justification for that. Getting know which actions must be taken from the SMEs Excellence so that the presence on the social networks becomes benefic for them it’s another objective to reach with this investigation. For that purpose, was adopted a qualitative research methodology. This research was based on semi-structured interviews targeting 15 top managers of SMEs Excellence 2011 from the most varied sectors. The findings of this investigation reveal low participation of SMEs Excellence as communication platforms with existing customers. It thus appear that at present date the social networks are not fundamental to the business of SMEs since they are not the more appropriate communication and dissemination channels. However, social networking platforms are regarded with great potential and added value for companies. The perspective is that social networking platforms gain greater importance in the context of SMEs in the future. We also conclude that the greater or lesser benefit from the presence on social networks is mainly dependent on the area of activity of the companies and their target. The way they are managed social networks also influences the benefit to withdraw from social networks.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectRedes sociais onlinepor
dc.subjectComunicação -- Communicationpor
dc.subjectPME excelênciapor
dc.subjectGestão de clientespor
dc.subjectSocial networks onlinepor
dc.subjectSMEs excellencepor
dc.subjectClientspor
dc.titleO impacto das redes sociais online nas PME excelência: perspectiva dos gestores de topopor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão-
thesis.degree.nameMestrado em Gestão-
dc.subject.jelM30-
dc.subject.jelY40-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
dc.subject.jel1Y Miscellaneous categories-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_gil_mendes_francisco.pdf
  Restricted Access
1,36 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.