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dc.contributor.advisorTeixeira, Nuno Reis-
dc.contributor.authorRamos, Joana Isabel Ferreira-
dc.date.accessioned2014-02-10T11:11:51Z-
dc.date.available2014-02-10T11:11:51Z-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-04por
dc.identifier.citationRamos, J. I. F. (2013). A alteração de comportamento nas compras por impulso, no setor alimentar, face à recessão económica [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6423pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/6423-
dc.description.abstractA compra por impulso está enquadrada dentro do estudo do comportamento do consumidor e tem vindo a ser estudada desde há várias décadas. Aliado a este tema bastante complexo da compra por impulso, surge a intenção de se estudar um outro bastante atual, o da crise económica e perceber quais as alterações verificadas na compra por impulso, no setor alimentar, em contexto de crise. A investigação visou identificar que se verificam alterações quanto aos comportamentos de compra e quanto às compras por impulso, em contexto de crise, tendo sido conduzida através da realização de um estudo qualitativo (Consumer Shadowing) e um estudo quantitativo, através da realização de questionários presenciais a uma amostra estratificada por quotas, a responsáveis pelas compras do lar com mais de 18 anos, residentes na zona da Grande Lisboa. A investigação permitiu identificar alterações quanto aos comportamentos de compra e quanto às compras por impulso, em contexto de crise. Verifica-se uma maior racionalização e planeamento das compras, os consumidores hesitam mais por causa do preço, pensam mais antes de adquirirem os produtos, compram menos “mimos” para si e utilizam mais vezes lista de compras. As compras passaram a ser condicionadas por promoções, descontos e ofertas de produtos. A investigação permitiu concluir também que nos consumidores mais novos constata-se uma certa tendência para uma maior impulsividade. Conclui-se por outro lado, que a idade aumenta o grau de autocontrolo, verificando-se que à medida que esta aumenta, aumenta também a perceção da crise, diminuindo as compras por impulso.por
dc.description.abstractThe study of impulse buying belongs to the field of consumer behavior research, and it has been studied since several decades. Along with the complex topic of impulse buying, we intended to study another current subject - the economic crisis - and to understand which changes are happening in impulse buying, namely in the food sector, due to the economic crisis. For this purpose, a qualitative study was carried out (Consumer Shadowing), together with a quantitative study of a stratified sample of the population (according to age and sex ratios), using on-the-spot questionnaires to the member of the family in charge of the shopping, which should be over 18 years old, and living in Lisbon and surroundings. This research identified changes in the consumer behavior and specifically in impulse buying, within the context of the economic crisis. The research showed a higher degree of rationality and planning of the shopping, with consumers becoming more hesitant over price, thinking more before taking a product, buying less treats for themselves and making a greater use of the shopping list. Shopping became more conditioned by promotions, discounts and offers. The study also allowed to conclude that in younger consumers there is a higher tendency for impulsiveness. On the other hand, ageing increases the degree of self-control, as it brings a higher awareness of the economic crisis, and consequently to less impulse buying.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectComportamento do consumidor -- Consumer behaviorpor
dc.subjectCompra por impulsopor
dc.subjectProcesso de decisão de comprapor
dc.subjectCrise económica -- Economic crisispor
dc.subjectImpulse buyingpor
dc.subjectShopping decision processpor
dc.titleA alteração de comportamento nas compras por impulso, no setor alimentar, face à recessão económicapor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão-
thesis.degree.nameMestrado em Marketing-
dc.subject.jelD81-
dc.subject.jelM31-
dc.subject.jel1D Microeconomics-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
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