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dc.contributor.advisorNascimento, Generosa do-
dc.contributor.authorCosta, Raquel Gonçalves Saraiva da-
dc.date.accessioned2014-02-06T17:31:29Z-
dc.date.available2014-02-06T17:31:29Z-
dc.date.issued2012-
dc.date.submitted2012-10por
dc.identifier.citationCosta, R. G. S. da. (2012). Modelo de levantamento de necessidades e de avaliação da formação [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/6401pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/6401-
dc.descriptionProjetopor
dc.description.abstractEste projeto consistiu na criação de um modelo de levantamento de necessidades de formação, para um conjunto de indivíduos que desempenham a função de operadores de sistema na organização Transporte de Energia – Gás. Inicialmente foram identificadas as competências específicas para a função e elaborado um perfil de referência, com o nível de exigência esperado para cada uma delas. Através da avaliação dos próprios, da chefia e posterior comparação com o perfil de referência, foram identificadas as competências em défice e propostas as áreas de formação de modo a potenciar o seu desenvolvimento. Como objetivo final foram desenvolvidos os métodos e técnicas necessárias para efetuar a avaliação da formação em quatro níveis diferentes, utilizando o modelo de Kirkpatrick: avaliação da satisfação da ação da formação (avaliação da reação), avaliação da aquisição de conhecimentos (avaliação da aprendizagem), avaliação da transferência de conhecimentos para o ambiente profissional (avaliação de comportamentos) e avaliação do impacto da formação nos objetivos organizacionais (avaliação de resultados).por
dc.description.abstractThis project involved creating a model of training needs assessment for a group of individuals whose role is system operators in the organization Transporte de Energia – Gás. Initially we identified the specific skills for the job and prepared a reference profile, with the expected level of demand for each of them. Through the evaluation of their own, of leadership and subsequent comparison with the reference profile, we identified skills deficits and proposals in the areas of training to enhance their development. As final goal, we developed methods and techniques necessary to perform the evaluation of training in four different levels, using the Kirkpatrick model: satisfaction rating action training (assessment of reaction), assessing the acquisition of knowledge (learning assessment), evaluation of knowledge transfer to the professional environment (behavioral assessment) and evaluating the impact of training on organizational objectives (outcome assessment).por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectLearning organizationspor
dc.subjectCompetências -- Skillspor
dc.subjectPlano de formação -- Formation planpor
dc.subjectAvaliação da formaçãopor
dc.subjectTraining evaluationpor
dc.titleModelo de levantamento de necessidades e de avaliação da formaçãopor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão-
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Recursos Humanos-
dc.subject.jelM53-
dc.subject.jelJ24-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
dc.subject.jel1J Labor and demographic economics-
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