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http://hdl.handle.net/10071/6376
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Title: GerAções Lx: proposta de projeto piloto para diminuir o idadismo e promover um autoconceito positivo num grupo de seniores e jovens
Authors: Santos, Filipa Cunha dos
Orientador: Marques, Sibila
Rodrigues, Ricardo Borges
Keywords: Intergeracionalidade
Teoria do contacto intergrupal
Autoconceito
Programas de intervenção
Intergenerationality
Theory of intergroup contact
Self concept
Intervention programs
Issue Date: 2012
Citation: SANTOS, Filipa Cunha dos - GerAções Lx: proposta de projeto piloto para diminuir o idadismo e promover um autoconceito positivo num grupo de seniores e jovens [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2012. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/6376>.
Abstract: O idadismo é um problema grave entre as gerações, que contribui para o afastamento entre seniores e jovens e para o desenvolvimento de comportamentos negativos, sendo por isso urgente intervir em favor da intergeracionalidade. Nesta tese apresentamos uma proposta de um projeto intergeracional intitulado “GerAções Lx”. O objetivo é diminuir o idadismo entre pessoas de dois grupos etários e promover um autoconceito positivo. Para tal foi realizado um diagnóstico de necessidades a dois projetos educacionais de uma instituição pública, o “Nós da Juventude” e a “Academia Sénior da Lapa”. O diagnóstico teve por base quatro perguntas de partida: “Existe idadismo na instituição?”, “Como é que os seniores e os jovens se veem a si próprios?”, “Como se caracteriza o contacto entre seniores e jovens na instituição?” e “Qual a atitude face a relações e atividades intergeracionais?”. Participaram 35 seniores, com idades entre os 52 e os 82 anos, 34 jovens, com idades entre os 11 e os 16 anos, e quatro atores chave. Os resultados obtidos confirmaram a existência de idadismo entre seniores e jovens. Por forma a reduzir este problema desenhou-se e implementou-se um projeto fundamentado na teoria do contacto intergrupal, com a participação de cinco seniores e de sete jovens. Os resultados obtidos permitem concluir que o projeto é eficaz na diminuição do idadismo entre gerações, fomentando relações mais positivas. Concluímos com a apresentação das implicações práticas e inovações que resultam deste estudo, assim como das limitações, propondo algumas direções futuras no domínio da intervenção para a promoção da intergeracionalidade.
Ageism is a serious problem between generations, which contributes to widen the gap between seniors and youth and the development of negative behaviors, so it’s urgent to act for intergenerationality. In this thesis we present a proposal of an intergenerational project entitled "GerAções Lx". The goal is to decrease ageism between people of two age groups and promote a positive self-concept in individuals. To do this we conducted an assessment of needs with two educational projects of a public institution, “Nós da Juventude” and “Academia Sénior da Lapa”. The diagnosis was based on four questions: "There is ageism in institution?", "How seniors and young people see themselves?", "How is the contact between seniors and young people in the institution characterized?" and "What is the attitude towards relationships and intergenerational activities?".We had the participation of 35 seniors, aged between 52 and 82 years, 34 young boys and girls, aged between 11 and 16 years, and four key actors. The main results confirmed the existence of ageism between séniores and youth. In order to reduce this problem we designed and implemented a project based on the theory of intergroup contact. The results show that this kind of interventions are effective in diminishing ageism between generations, fostering more positive relationships. We conclude with the presentation of innovations and practical implications that results from this study, as well as limitations and propose some future directions in the intervention field to promote intergenerationality.
URI: http://hdl.handle.net/10071/6376
Designation: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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