Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/637
Autoria: Duarte, Pedro Miguel
Orientação: Inácio, Pedro Leite
Data: 4-Mar-2008
Título próprio: Avaliação de uma empresa não cotada do sector da distribuição cinematográfica (estudo de caso)
Referência bibliográfica: DUARTE, Pedro Miguel - Avaliação de uma empresa não cotada do sector da distribuição cinematográfica (estudo de caso). Lisboa: ISCTE, 2008. Tese de mestrado.
Palavras-chave: Entertainment
Multiple
Private companies
Valuation
Avaliação
Empresas não cotadas
Múltiplos
Resumo: O valor das empresas é cada vez mais uma questão importantíssima no âmbito empresarial actual, uma vez que assistimos a processos de aquisição com mais frequência, sendo as empresas-alvo cotadas ou não. Esta avaliação torna-se mais fácil perante um mercado em actividade com preços de activos comparáveis e sobretudo com empresas cotadas na bolsa. A avaliação de uma empresa não cotada torna-se portanto mais complicada, no entanto muitas das empresas antes de se transformarem em sociedades anónimas iniciaram a sua actividade assumindo um tipo de sociedade diferente, e para se efectivar a entrada no mercado bolsista ou para se tornarem partes integrantes de holdings, uma análise teve de ser desenvolvida, análise esta que consistiu certamente na avaliação do potencial de valor intrínseco e de atractividade para o potencial investidor, considerando impreterivelmente a estrutura financeira. É esta a problemática que vai ser analisada, através de um estudo de caso de uma empresa não cotada do sector da distribuição cinematográfica em Portugal, a Columbia TriStar Warner Filmes. Através do método dos múltiplos, por se tratar precisamente de uma empresa não cotada, e com o auxílio de regressões múltiplas tendo por base uma amostragem composta essencialmente por empresas de entertainment, será indicado um Enterprise Value e um valor por acção para a empresa em questão, baseado nas hipóteses com maior significância estatística e maior adesão à teoria financeira. Será igualmente projectado um plano de expansão da actividade, com um horizonte temporal de sete anos.
In seeing an increase in the frequency of acquisition processes, whether they be of listed or non-listed companies, the enterprise value is increasingly becoming an important issue within the current enterprise realm. Their value assessment becomes easier when in the presence of an active market with comparable asset prices and above all when considering listed companies. The valuation of a non-listed company on the other hand is a more complicated task. This said, and before these companies became public, a considerable number of them began functioning as a private. In order to be admitted in the stock exchange market or becoming a component of a holding, a valuation process had to be put in motion, of which consisted the valuation of the intrinsic value’s potential and the interest of the potential investor as well as undoubtedly its capital structure. It is this difficulty in valuation that will be analyzed, through a case study of a private Portuguese company, Columbia TriStar Warner Filmes, within the theatrical distribution sector. Considering this is a non-listed company, the multiples methodology will be applied, from which through the use of a number of multiple regressions based on a sample composed essentially of entertainment sector companies, an enterprise value and a value per share will be obtained for the above mentioned company and in turn will be supported by hypotheses with the most statistical significance and financial theory adherence. An expansion plan along with a seven year forecast will also be projected for the current activity.
Designação do grau: Mestrado em Finanças
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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